A vila do Cadaval, localizada na região Oeste de Portugal, é um pequeno e acolhedor concelho, com cerca de 14 mil habitantes. Predominantemente rural, está fortemente ligada ao campo, o que se reflete numa população que mantém vivas as tradições agrícolas e vínicas que marcam a sua história. Com uma paisagem dominada por vinhas e pomares, o Cadaval é um refúgio para quem procura tranquilidade, autenticidade e bons vinhos, sendo ideal para uma escapadinha relaxante.
Uma das maiores tradições é a sua produção de vinho, destacando-se como parte da Região Demarcada de Lisboa. Anualmente, celebra-se a Adiafa, um festival que marca o fim das vindimas, onde se celebra o trabalho da colheita e a abundância dos vinhos locais, acompanhado de muita música, gastronomia típica e convívio. Este evento representa o forte elo entre a comunidade e a sua produção agrícola, reforçando o sentido de pertença e continuidade.
As datas e o programa deste ano já foram revelados. Marque na agenda: 19 a 27 de outubro. O Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa, junto ao campo da feira da vila, é novamente o local escolhido para a realização deste certame, onde as homenagens às tradições rurais se associam à divulgação e dinamização económica. Em simultâneo com a Festa das Adiafas, que conta com gastronomia, exposições e espetáculos gratuitos, decorrerá o XXI Festival Nacional do Vinho Leve, assim como a eleição da Rainha das Adiafas 2024.
No primeiro dia do evento, 19 de outubro, ao meio-dia, abre o espaço de restaurantes e tasquinhas da festa, onde 13 associações do concelho irão garantir o serviço de refeições. Contudo, a inauguração oficial da iniciativa está agendada para as 16h30, contando com a sonoridade da Fanfarra da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários do Cadaval.
O evento tem uma programação recheada de música e atividades para todos os gostos. No sábado, dia 19, a animação começa com a banda local Bico D’Obra, às 22h30, trazendo o melhor do rock e covers portugueses, seguida pela energia do DJ Mister Milhas e MC Wilsinho, a partir da 1h30. Para os que procuram aprender e partilhar conhecimento, o destaque vai para o workshop de “Conversas Florestais” na quarta-feira, dia 23, às 18 horas, promovendo um diálogo sobre sustentabilidade e preservação ambiental.
A festa continua com muita música ao longo da semana. Na segunda, dia 21, o icónico grupo Santamaria promete reviver grandes êxitos dos anos 90. Na terça, a noite é dedicada ao Brasil com um tributo a Ivete Sangalo pela banda Sai do Chão. Na quinta-feira, a banda Xeques Orquestra leva ao palco um espetáculo sob o tema “Música pela Paz”.
Na noite da juventude, sexta-feira, dia 25, não vai faltar emoção com a dança de Sevilhanas & Flamenco e a atuação do Deejay Kamala e do rapper NBC. A eleição da Rainha das Adiafas contará com a apresentação de Isabel Angelino e José Figueiras, com início marcado para as 21h30 da derradeira noite da Festa das Adiafas 2024, 27 de outubro, domingo. A programação detalhada está disponível no site oficial do evento.
Carregue na galeria para ver alguns dos momentos altos desta festa.