na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Vem aí passeios de barco gratuitos para observação de golfinhos nas praias de Alcobaça

O programa Bandeira Azul 2025 inclui diversas atividades de educação ambiental em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória.

Observar golfinhos e aves marinhas ao largo da costa oeste da zona de Alcobaça vai ser possível este verão, através dos passeios de barco promovidos pelo município no âmbito do programa Bandeira Azul 2025. Com partidas das praias de São Martinho do Porto e de Paredes da Vitória, estas experiências decorrem ao longo de duas horas e são guiadas por um biólogo marinho, que interpreta em tempo real os comportamentos das espécies avistadas. A influência do canhão submarino da Nazaré torna esta região especialmente rica em biodiversidade, oferecendo condições ideais para avistamentos em estado selvagem. Os passeios realizam-se nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho, e 6 e 7 de agosto, sempre às 10 horas, com um máximo de 12 participantes e inscrição prévia gratuita por email (aev@nullcm-alcobaca.pt) ou telefone (800 206 624).

Esta é apenas uma das muitas iniciativas de educação e sensibilização ambiental que vão acontecer entre 23 de junho e 13 de setembro. O programa é promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça na sequência da atribuição da Bandeira Azul a ambos os areais e está alinhado com o tema definido para 2025: “Natureza gera Natureza”. Ao longo de quase três meses, pessoas de todas as idades vão ser convidadas a repensar a sua relação com o ambiente através de jogos, visitas guiadas, oficinas e experiências imersivas.

Um dos exemplos mais relevantes dessa ligação entre tecnologia e natureza é a visita à Fábrica de Água de São Martinho do Porto, marcada para os dias 15 de julho e 22 de agosto, das 10h30 às 11h30. Esta infraestrutura recolhe, trata e valoriza as águas residuais urbanas da bacia do rio Tornada, servindo parte dos concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha. O sistema está dimensionado para tratar o efluente de 35 mil habitantes, com um caudal máximo diário de 5400 metros cúbicos, e contribui decisivamente para a melhoria da qualidade da água na baía de São Martinho e em Salir do Porto. As visitas são destinadas ao público geral a partir dos 16 anos (ou a partir dos seis, se acompanhados), com um máximo de 30 participantes por sessão e inscrição obrigatória por email (visitas.adta@nulladp.pt) ou telefone (935 287 007).

Também no terreno haverá várias atividades educativas e lúdicas destinadas sobretudo aos miúdos e famílias, como o “Aquaquiz” e o jogo “Lixo NÃO é na Sanita”. Estas dinâmicas, promovidas pelas Águas do Tejo Atlântico, alertam para o valor da água e o impacto dos resíduos descartados de forma incorreta. Decorrem nas manhãs de 23 e 24 de junho e nos dias 9 e 15 de julho, sem necessidade de inscrição.

A iniciativa “A Natureza és Tu!” promove uma cidadania ambiental ativa através de ações em duas fases: a primeira nas escolas e a segunda diretamente na praia, com jogos e circuitos temáticos seguidos de momentos de reflexão. Esta atividade decorre nos dias 25 e 26 de julho, 26 e 29 de agosto, e 12 e 13 de setembro, com encontros marcados junto ao Posto de Turismo de São Martinho do Porto ou à Biblioteca de Praia de Paredes da Vitória. Cada sessão tem um limite de 25 participantes e requer inscrição prévia gratuita por telefone (917 139 280).

Por fim, o programa “Repara”, desenvolvido pela SUMA, convida os banhistas a participarem em quatro atividades — “Repara e Constrói”, “Pára e Repara”, “Repara e Escuta” e “Procura & Repara” — que promovem uma observação atenta e consciente do meio envolvente. Estas sessões, abertas a todos e sem necessidade de inscrição, decorrem entre 30 de junho e 30 de agosto, alternando entre os dois areais em horários de manhã e tarde. A programação completa pode ser consultada online.

Se gosta de calor e de aproveitar cada dia de sol, participe na votação da New in Oeste para eleger a melhor praia do Oeste e ajude-nos a descobrir a preferida da região. Pode votar até 30 de junho.

ARTIGOS RECOMENDADOS