na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

SNS 24 em risco de colapso. 1 milhão de chamadas podem ficar sem resposta no inverno

Nos primeiros nove meses do ano, o serviço não conseguiu atender cerca de 1,5 milhões de pessoas. Há quem tenha de esperar 40 minutos para ser ouvido.

O cenário é preocupante. Segundo um estudo realizado por investigadores nacionais e estrangeiros, sobre a SNS 24, a linha nacional de triagem telefónica pode estar perto do colapso. Em causa, está a sobrecarga nos serviços desde o início do ano e que deverá piorar durante os meses de inverno.

A investigação, citada pela SIC, aponta para cerca de 300 mil chamadas não atendidas por mês durante a estação fria, ou seja, aproximadamente um milhão de utentes ficarão sem apoio no acesso aos serviços de urgência dos hospitais públicos. Estes números “são uma estimativa conservadora, visto que assumimos que a triagem telefónica obrigatória não será implantada nas 12 unidades locais de saúde que ainda não aderiram ao programa, uma população de aproximadamente 2,5 milhões de utentes”, afirmam os autores.

Nos primeiros nove meses de 2025, entre janeiro e setembro, já ficaram por atender, pelo SNS 24, aproximadamente 1,5 milhões de chamadas, com janeiro e agosto a revelarem-se os meses com pior taxa de resposta. No período homólogo, em 2024, não tinham sido atendidas apenas 140 mil.

A falta de profissionais é um dos principais fatores na origem deste problema. Além do aumento do número de chamadas de triagem, relacionadas com a ida às urgências hospitalares, não foram reforçados os meios técnicos e o recursos humanos para dar resposta à procura.

De acordo com os autores do estudo, a linha “opera acima da sua capacidade há mais de dois anos”. “O tempo de atendimento para qualquer chamada recebida não deverá ser superior a 15 segundos”, defendem, acrescentando que “uma quantidade considerável de chamadas não atingiu esse indicador-chave desde o início da operação real”.

O problema traduz-se também no maior tempo de espera, com utentes a aguardar até 40 minutos pelo atendimento. “Se os tempos de espera continuarem a ser muito elevados isso fará com que as pessoas percam confiança no sistema e aí o que fazem? Vão diretamente à urgência do hospital e isso é contraproducente”, alerta um dos coautores do estudo, Mário Amorim Lopes.

A ministra da saúde, Ana Paula Martins, reconhece os constrangimentos da linha e garante que o serviço vai ser reforçado. “[De acordo com o] plano que nos foi apresentado é que este reforço vai acontecer este inverno”, afirma, citada pela SIC.

O SNS 24 é um serviço digital e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde. Funciona através da telefónica 808 24 24 24, da aplicação SNS 24 e do Portal SNS 24 e tem como missão disponibilizar informação e prestar apoio em saúde aos utentes.

ARTIGOS RECOMENDADOS