A cidade de Torres Vedras festeja, durante os meses de outubro e novembro, a cultura, as gentes e as tradições do território. Com os concertos de Rui Veloso e T-Rex a serem os catalisadores de noites de grande animação, não faltará também a gastronomia local com as tasquinhas e os tradicionais expositores para demonstrar o que de melhor se faz no concelho.
As Festas de Torres Vedras são um evento anual, que une os principais polos económicos, culturais e sociais em torno da vinha, do vinho e dos pastéis de feijão, com atividades descentralizadas por todo o concelho. O Festival das Vindimas e o Festival acordeões do Mundo prometem trazer à cidade milhares de apaixonados pelo mundo do vinho e da música tradicional portuguesa.
Os acordes e danças tradicionais também se vão fazer ouvir com a programação do Festival Acordeões do Mundo. O Teatro-Cine de Torres Vedras irá receber cinco concertos, enquanto as 13 freguesias do Concelho serão palco das tradicionais Merendas do Acordeão.
View this post on Instagram
O Pavilhão Multiusos, Expotorres, irá receber novamente as Tasquinhas de 30 de outubro a 3 de novembro e de 6 a 10 de novembro, onde as freguesias do concelho irão preparar pratos característicos e únicos dos seus territórios.
Haverá ainda espaço para os visitantes provarem alguns dos mais emblemáticos sabores locais como o vinho, o Pastel de Feijão de Torres Vedras, a Uvada de Torres Vedras e os bolos de ferradura. Durante dez dias, poderá ainda contar diariamente com um programa diversificado que animará todos os residentes e curiosos que se aventurem nesta viagem gastronómica.
Ao palco do Pavilhão Multiusos irão também subir os vários ranchos folclóricos e etnográficos do concelho que continuam a manter viva a tradição do folclore neste território. As bandas filarmónicas farão também o seu tradicional desfile para animar as ruas da cidade.
Concertos
T-Rex atua no dia 25 de outubro, às 22h30. O artista de Monte Abrão, Linha de Sintra, que integra a alargada família Mafia 73, começou por dar nas vistas em meados de 2018 com Chá de Camomila, um EP que continha singles como “Chá Preto” e que sucedia a temas anteriores como “My Way, lançado no Natal de 2017. Porém, foi em 2018 que o seu especial som — mistura de rap e R&B, de trap e drill e de outras cadências futuristas — começou a levantar cabeças.
Rui Veloso é o cabeça de cartaz deste grande evento e vem confirmar o seu estatuto de pai do rock português no dia 26 de outubro, pelas 22h30. Nascido em Lisboa em 1957, mudou-se para o Porto ainda bebé, cidade que influenciou o seu sotaque e a sua identidade musical. Apaixonado pelos blues de B.B. King e Eric Clapton, começou cedo a tocar harmónica e guitarra, formando a sua primeira banda, Magara Blues Band.
Os bilhetes para estes concertos estão disponíveis por 10€ e encontram-se à venda na Ticketline, posto de turismo de Torres Vedras, Promotorres e na bilheteira do recinto, no respetivo dia. Para os miúdos até aos oito anos, a entrada é gratuita.
Tasquinhas
De 30 de outubro a 3 de novembro e de 6 a 10 de novembro, na Expotorres, estarão representadas as freguesias do concelho que trarão o melhor da gastronomia, vinhos e doçaria local. Durante os dez dias haverá animação com concertos como no dia 30 de outubro, às 22 horas, com Daniela Mendes — Tributo 100 Anos de Samba. O dia 1 de novembro será dedicado ao acordeão e ao folclore, no dia 7 de novembro, às 22 horas sobe ao palco, Nós e o Fado e no dia 10 de novembro haverá também, pelas 15 horas, um concerto infantil e para terminar o dia, às 22 horas, há um Baile Folk com Celina da Piedade e Ana Santos.
Exposições
A Exposição de Máquinas Agrícolas acontece de 30 de outubro a 11 de novembro no Pavilhão Multiusos. O mote deste projeto é mostrar à população e aos mais curiosos as máquinas com as quais se trabalhava antigamente nos campos agrícolas. Acontece também no dia 2 de novembro um Passeio de Máquinas Agrícolas Antigas.
O “Passado, Presente e Futuro da Ordem de Santo Agostinho em Portugal” estará em exposição permanente desde o dia 4 de outubro e acontece até 1 de dezembro. Organizada e disposta segundo três eixos temporais — Passado, Presente e Futuro —, a exposição oferece aos visitantes uma visão abrangente da história e dos contributos significativos da Ordem de Santo Agostinho em território português, ao longo dos séculos.
Atividade física
O 4.º Night Run Urban Trail é um evento lúdico de trail running e caminhada em contexto maioritariamente urbano com troços em trilhos seminaturais nas imediações da cidade. A Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com as associações Académico de Torres Vedras, Clube de Praticantes de Trail Dolce Furadouro, Clube Académico de Penafirme (CAP Running), Grupo Desportivo Sobreirense (GOAT – West Trail Team) e Turres Trail Clube, organiza o Torres Vedras Night Run Urban Trail no dia 26 de outubro, às 17h30.
No dia 10 de novembro, pelas 9 horas, é dado o tiro de partida para a Rota das Adegas BTT. Esta iniciativa tem como principal objetivo o convívio entre os participantes e a celebração do outono, do São Martinho, da Vinha e do Vinho.
Festival das Vindimas
Acontece no dia 11 de novembro e é um evento que tem vindo a evoluir, expandindo o seu foco para além da celebração da vinha e do vinho, para incluir temas como autoestima, saúde mental, moda, fotografia, enoturismo e a promoção do território local nos vários workshops.
Festival Acordeões do Mundo — Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras
O festival que voltará a invadir a cidade de sonoridades acolhedoras acontece, a par das Merendas do Acordeão, entre 25 de outubro e 11 de novembro, para animar os finais de tarde e dar vida aos locais mais tradicionais de Torres Vedras.
Os eventos são praticamente todos de entrada gratuita e há muito mais para visitar durante estes meses no concelho de Torres Vedras. Pode consultar o cartaz completo no site da autarquia torriense.