No século XIX, Óbidos foi oferecida por D. Dinis como presente de casamento à rainha Dona Isabel durante as núpcias ali passadas. Desde então, a vila passou a integrar o dote de todas as rainhas de Portugal até 1834. É precisamente por isso que continua a ser conhecida como vila das rainhas.
A Cerca Velha do Castelo está aberta aos visitantes até dia 1 de setembro, para celebrar a vida das rainhas em Portugal. O local, situado na extremidade da famosa Rua Direita, é o mesmo que acolhe o tradicional Mercado Medieval. Todos os dias, entre as 10 e as 19 horas, a Óbidos Villa das Rainhas tem cenários e experiências alusivas à época medieval.
Será possível fazer “uma visita à Casa da Rainha, onde sua majestade aguarda a chegada dos seus reais súbditos; e assistir ao ‘Arraial da Má Vida’, onde mulheres de trabalhos de índole duvidável se apresentam para conseguir clientela”, segundo a organização.
“O Convento das Donas Emparedadas, onde se recrutam senhoras de bons costumes para a prática da fé entre as paredes do monumento” é outra atração que faz parte do roteiro. No Acampamento e Exposição de Armas e no Palheiro D’El Rey, vai ser possível realizar uma viagem imersiva ao imaginário medieval.
Os miúdos têm também a oportunidade de colocar a sua imaginação em prática, através de vários jogos medievais, voltas equestres ou até brincadeiras como às Damas e Cavaleiros.
As entradas custam 5€ para os maiores de 12 anos. No caso dos miúdos entre os 4 e os 11 anos, o valor aceder à cerca velha do castelo é de 3€.
Carregue na galeria para conhecer melhor o Mercado Medieval de Óbidos.