na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Quinta da Ti Tila vai dar vida à Lourinhã e já há data de abertura

O projeto de Maria Clotilde quer permitir a pessoas de todas as idades de contactarem com animais em plena natureza.

O sonho de Maria Clotilde em abrir uma quinta pedagógica perdura há vários anos. Natural de Abilheira, na Lourinhã, a proprietária que dá o nome à Quinta da Ti Tila tem um gosto especial por animais, pela natureza e pela alegria dos mais novos quando em contacto com estes dois elementos. Foi por estas paixões que decidiu avançar com o seu projeto, que tem inauguração prevista para o início do próximo ano, revelou a própria à NiO.

“A abertura da quinta está prevista para o mês de fevereiro de 2026. Acho que a quinta vai estar pronta mais cedo, mas não queria abrir no pico do inverno. Como não posso estar muito tempo sem faturar, porque os animais dão despesa, tal como tudo o resto, estou a planear a inauguração em fevereiro. Embora ainda seja inverno, já estamos mais próximos da primavera” afirma.

Tendo morado na Alemanha durante grande parte da vida, Clotilde, de 69 anos, acrescenta que foi lá que cresceu o seu gosto por animais. “Isto foi um sonho que sempre tive. Morei na Alemanha durante 45 anos e, a dois quilómetros de casa, havia um parque de animais para onde ia trabalhar aos sábados e domingos”, recorda.

“Como gosto muito de miúdos, só de ouvir a alegria e as risadas deles com os animais motivou-me a ter um cantinho onde lhes possa ensinar mais sobre a vida na quinta”, acrescenta. “O meu objetivo não é fazer disto um negócio, é ter aqui os miúdos e as pessoas com os animais, poder ensinar e fazer workshops. Existe muita falta destas atividades e devíamos ensinar mais”.

No que toca à inspiração para o nome da quinta, Clotilde revela que a mesma tem um significado especial: “O meu nome é Maria Clotilde, mas os meus sobrinhos não sabiam dizer o meu nome e sempre me trataram por Ti Tila. Quando tive a ideia da quinta pedagógica — há oito anos que ando a tratar de todas as burocracias para a abrir —, não sabia que nome dar. Pedi ajuda à família para escolher um nome acabaram por me sugerir esse”.

A quinta pedagógica está localizada perto do Dino Parque da Lourinhã, em Abilheira, e tem como objetivo ensinar a todos os que por lá passam um pouco mais acerca da natureza e dos animais. Nesse sentido, os visitantes podem conhecer todos os animais que lá vivem e colocar as mãos na terra, com hortas e oficinas, no que será uma experiência educativa única.

Para mais informações acerca das futuras visitas guiadas e atividades, visite o site.

ARTIGOS RECOMENDADOS