na cidade

Prepare-se para a batalha: vai começar a Aljubarrota Medieval

A recriação da Batalha de Aljubarrota acontece no domingo e a entrada é livre. Mas há muito mais para ver de 10 a 15 de agosto.
Recriação da Batalha de Aljubarrota.

Já todos sabemos que verão em Portugal é sinónimo de feiras medievais. Quando está demasiado calor para ir à praia ou o sol decide não aparecer, as feiras e mercados medievais são sempre uma boa sugestão para passear com a família e levar os miúdos numa viagem no tempo.

A 14 de agosto celebram-se os 639 anos da histórica Batalha de Aljubarrota. A data serve de inspiração à feira, que se realiza anualmente e é dedicada a Nuno Álvares Pereira, à Padeira de Aljubarrota, entre outras personalidades. Este ano, o evento que evoca a vitória na batalha que marcou o destino do País vai acontecer entre 10 e 15 de agosto, na vila de Aljubarrota.

Durante os dias da Aljubarrota Medieval, os visitantes podem descobrir mais sobre a história de Portugal no local que deu nome à batalha e vestir-se com trajes dos tempos medievais para uma verdadeira viagem ao passado. Entre as ruas estreitas da vila encontram-se também tavernas com refeições medievais — onde não faltarão iguarias referentes à época —, espaços de venda, música e teatro histórico, cartomantes, torneio de armas e acampamento militar.

A recriação da Batalha de Aljubarrota é o momento mais esperado do evento, com duas centenas de participantes e dezenas de cavalos trajados conforme o século XIV. A encenação acontece este domingo, 11 de agosto, às 18 horas, no Terreiro da Batalha.

Nos restantes dias, pode contar com demonstrações e recriações de época, cortejos e vale a pena assistir ao espéculo de fogo no final das noites. O dia 15 de agosto é dedicado inteiramente à Padeira de Aljubarrota e haverá programação para todos e um destaque para os miúdos pelas ruas da vila durante a tarde com danças medievais infantis.

 

Ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Alcobaça e a Junta de Freguesia de Aljubarrota organizam este evento cada vez mais procurado pelo público. A entrada é livre e o calendário completo pode ser consultada online, assim como os horários que variam de dia para dia consoante a programação.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor este evento único.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA