O Made in Torres Vedras regressa à cidade já no dia 14 de junho, com uma programação que vai da gastronomia à música. O grande destaque da edição deste mês é a possibilidade de participar numa aventura radical única: fazer rapel nos depósitos de vinho do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras.
A proposta imperdível arranca pelas 15 horas e vai durar o resto da tarde. O programa do evento que acontece todos os segundos sábados de cada mês — desta vez com o tema “Alimentação” — inclui ainda visitas, workshops e muito mais para entreter as famílias ao longo desse dia. A melhor parte é que todas as atividades são gratuitas.
Um elemento fundamental da nossa alimentação é a água. Por isso mesmo, o SMAS de Torres Vedras levará os participantes numa visita pelo curso de água urbano, desde o passado até agora. Já para quem está mais preocupado com a comida, em especial agora no verão, pode optar pelo workshop de marmitas para a praia. A nutricionista Isabel Miguel vai mostrar como preparar snacks práticos e saudáveis, além de um almoço que pode simplesmente levar num frasco. Estas duas atividades acontecem entre as 15 e as 17 horas.
A pensar especificamente nos miúdos, foi fácil escolher uma temática ligada à comida de que todos vão gostar: o pão. “O trigo que comes sabe dançar?” é uma atividade que explora a transformação do trigo em pão, a par de todas as histórias que acontecem à volta deste alimento tradicional português. A iniciativa está marcada para as 16 horas.
Apesar de serem gratuitas, estas três atividades têm uma lotação limitada e exigem inscrição prévia para garantir o lugar até 13 de junho, através do email marca@nullcm-tvedras.pt. No caso da atividade para os miúdos, a lotação é de 15 lugares, mas estes podem ser acompanhadas por um adulto.
A par destas iniciativas criativas, o Made in Torres Vedras vai receber, entre as 15 e as 20 horas, um mercado de produtos locais e vários espaços de street food para explorar. Ainda na onda da gastronomia, pelas 18 horas decorrerá uma prova de vinho dada por Maria Ana Santos, da Quinta da Cidadoura.
A parte cultural do programa explora a arte e a música, com uma exposição de Miguel Augusto Brito e o concerto de estreia da banda Sulladuf, pelas 19 horas.
“O que torna estes eventos únicos é o facto de serem dinamizados apenas por agentes locais, torrienses que têm produtos ou serviços que querem promover e que aqui encontram um espaço onde é valorizada a sua identidade e talento”, adianta a Câmara Municipal de Torres Vedras.