na cidade

O passeio de olhos vendados para se descobrirem novas sensações em Torres Vedras

O MAPAS acontece entre 1 e 3 de novembro e traz ao público concertos, cinema e até um piquenique no parque.
Conheça os destaques principais desta edição.

O MAPAS Torres Vedras convida todos para uma experiência única, onde a cartografia se transforma em encontros e partilhas. De 1 a 3 de novembro, este evento resgata o tempo para a contemplação e o diálogo, revelando o que está além do invisível. Numa celebração que quebra fronteiras e amplia horizontes, propõe uma imersão num universo de conexões significativas.

Num processo iniciado em 2023, o MAPAS cria relações entre agentes e atores culturais do território de Torres Vedras, com artistas de outras geografias para que, juntos, criem novas propostas artísticas, num trabalho colaborativo para romper fronteiras e alargar vizinhanças. O público é convidado a assistir a um programa multidisciplinar que apresenta os resultados de residências de criação, música, artes comunitárias, instalações e oficinas criativas.

Com a participação de entidades como a Ondamarela, a Sociedade Filarmónica Ermegeirense, o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual e o Grupo Cénico da Associação Dramática e Recreativa de Carreiras, pretende criar lugares de afetividade e criatividade. O programa é uma ode às pessoas, ao espírito do lugar e à riqueza da paisagem local.

Cada proposta artística apresentada é um gesto de cuidado, refletindo a intenção de pensar num futuro inclusivo, onde todos são convidados a participar, sentir e transformar. O acesso às atividades é gratuito.

No coração de Torres Vedras, o Passeio de Sensações propõe uma viagem de olhos vendados através de uma escuta atenta e profunda, adianta a organização. Este percurso sem recurso ao sentido da visão foi concebido por Luís Antero em conjunto com Leonel Alves, utente e técnico do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual de Torres Vedras, com base na sua necessidade de criar um novo mapa para a sua vida, entre casa, trabalho e agenda social, num relato que poderá ser escutado na primeira pessoa.

Neste percurso, os participantes serão convidados a despertar os restantes sentidos, escutar os sons que frequentemente passam despercebidos na rotina do dia a dia: o vento que atravessa as árvores, o som da água das fontes, o canto dos pássaros, os ecos distantes de vozes e passos em movimento.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by MAPAS (@__mapas__)

A New in Oeste apresenta-lhe as principais propostas do programa do MAPAS, com entrada livre durante os três dias.

Sexta-feira

21 horas — Projeção de curta metragem “A Vid’Eira” – Associação de Moradores da Eira.

21h30 — Conversas d’Aldeia – Associação de Moradores da Eira.

Sábado

10 horas — Passeio Sensorial – Jardim da Graça, Torres Vedras. 

11 horas — Concerto para olhos vendados – Jardim da Graça, Torres Vedras.

14 horas — Mais que uma Revista – Largo Madre Deus, Zimbreira.

15 horas — Modo Vilão – Largo Madre Deus, Zimbreira.

16h30 — “Corrente d’Ar” – Ondamarela + Sociedade Filarmónica Ermegeirense + Gabinete de Apoio à Deficiência Visual.

Domingo

Parque da Ermegeira

11 horas — Passeio Musicado.

12h30 — Piquenique no parque.

14 horas — “O Caminho do Vento”, Carlos Roxo.

15h45 — Orquestra Danada.

16h30 — “Corrente d’Ar” – Ondamarela + Sociedade Filarmónica Ermegeirense + Gabinete de Apoio à Deficiência Visual.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA