na cidade

Nuvens que parecem óvnis voltaram a invadir os céus de Portugal

O fenómeno foi avistado em vários pontos do País, incluindo em Lisboa. Têm um formato invulgar.
Foto: IPMA.

Algumas são achatadas e redondas, outras têm um formato de óvnis ou assemelham-se com uma espécie de donut. As nuvens com formas estranhas que por vezes invadem os céus chamam sempre a atenção pela sua peculiaridade — e há até quem ache que a Terra está a ser invadida por extraterrestres. Se por acaso vir algo do género no céu, não se preocupe: são apenas nuvens lenticulares.

O fenómeno foi avistado em vários pontos do País na tarde desta quarta-feira, 11 de setembro, e, como é habitual, as imagens já começaram a ser partilhadas nas redes sociais. Além de Lisboa, na zona dos Olivais, as nuvens com aspeto invulgar também foram vistas em Chaves, Bragança, Vieira do Minho e Resende.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estas nuvens são do tipo altocumulus e são “relativamente frequentes”. “É um altocumulus. São nuvens médias, que se encontram entre os três mil e os seis mil metros de altitude e são relativamente frequentes. Com esta forma em particular é que parece pouco frequente”, revelou no ano passado o meteorologista Diamantino Henriques em declarações ao “Público”, quando apareceram pela primeira vez em Lisboa.

As nuvens lenticulares, como o próprio nome revela, têm a forma de uma lenta e, segundo os especialistas, costumam ter formas “alongadas”, sendo que os formatos anelados são menos comuns. Geralmente são brancas ou acinzentadas e formam-se entre os sete e os 18 mil pés. O fenómeno surge especialmente em tempos amenos e calmos e ocorre quando o ar estável e húmido flui sobre uma montanha ou cadeia de montanhas.

Carregue na galeria para ver as imagens que têm sido partilhadas nas redes sociais das nuvens lenticulares. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA