na cidade

Novo Mercadinho d’Arruda abre (finalmente) com 11 lojas e praça de refeições

Depois de um longo processo de renovação e vários obstáculos, a vila tem um novo espaço comercial.
Aproveite para ir conhecer.

Após vários anos de adiamentos e obstáculos, Arruda dos Vinhos conta finalmente com um novo espaço comercial no centro da vila. O Mercadinho d’Arruda abriu portas a 29 de maio, ocupando o edifício do antigo Mercado Municipal, agora totalmente remodelado. O projeto, anunciado e apresentado à comunidade em 2018, transformou por completo o antigo mercado, conferindo-lhe uma nova dinâmica e modernidade.

A concretização desta ambição revelou-se tudo menos simples. Os trabalhos de requalificação tiveram início em 2021, mas rapidamente foram interrompidos devido à insolvência da empresa responsável pela obra, o que originou um impasse de seis anos. Este contratempo obrigou a autarquia a lançar um novo concurso público para garantir a finalização do projeto. O orçamento inicial, estimado em cerca de 200 mil euros, acabou por quase triplicar, atingindo aproximadamente meio milhão de euros, muito por força dos efeitos económicos da pandemia.

Superadas as adversidades, o antigo mercado deu lugar a uma infraestrutura moderna e versátil, com onze negócios, entre eles, um restaurante, uma cafetaria, uma florista, uma padaria, uma loja biológica e outra de vinhos, talho, quiosque, pastelaria, peixaria e frutaria.

O novo Mercadinho d’Arruda tem também uma área central destinada a refeições e convívio. O espaço está aberto de terça-feira a domingo, das sete da manhã às 23 horas, incluindo feriados.

Durante a cerimónia de inauguração foram também revelados os principais destaques das Festas de Nossa Senhora da Salvação, que este ano assinalam cinco séculos de história. As celebrações decorrem entre 6 a 18 de agosto e contam com Pedro Abrunhosa como cabeça de cartaz, atuando a 8 de agosto. O artista, presente na apresentação, sublinhou ser um “privilégio” integrar esta edição comemorativa.

O programa musical prolonga-se por quase duas semanas e inclui atuações de Rita Rocha, Maninho, Ciganos d’Ouro, Joana Amendoeira, Rouxinol Faduncho, Bombatuke, Deejay Kamala e Gana. As festividades mantêm ainda as tradições, com cinco largadas e duas corridas de toiros, reforçando o carácter emblemático deste evento para a vila.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA