na cidade

Morreu Cassius, o maior crocodilo em cativeiro do mundo. Tinha mais de 110 anos

O seu tratador durante mais de 40 anos foi viver para um lar de idosos. É possível que a separação tenha afetado o gigante.
Tinha 5,48 metros.

Cassius, o maior crocodilo do mundo a viver em cativeiro, morreu este mês na reserva selvagem de Marineland Melanesia, na Austrália. Embora a sua idade exata não seja conhecida, o gigante tinha pelo menos 110 anos. A causa da morte ainda é desconhecida, mas é possível que tenha sido causada pela idade avançada e pelo stress de ter “perdido” o seu tratador. 

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso querido companheiro Cassius”, escreveu o espaço. “Era mais do que um simples crocodilo, era um membro querido da nossa família e trouxe alegria e companheirismo ao seu melhor amigo George durante mais de 37 anos.”

George Craig, o antigo cuidador de Cassius, foi viver para um lar de idosos a 5 de outubro. Passado dez dias, a saúde do crocodilo de água salgada começou a deteriorar-se. Toody Scott, o neto de George que ficou responsável pelo gigante, diz que é possível assumir que a separação da dupla afetou a saúde do réptil.

“Foi apenas uma questão de semanas [depois de George ter deixado a ilha] e Cassius começar a recusar comida. Duas semanas depois encontrámo-lo sem resposta”, disse, explicando que o icónico crocodilo entrou em “declínio muito rápido”. “Trinta e sete anos de convivência e algumas semanas de separação depois, acabámos por perder um deles.”

O crocodilo tinha “os olhos ternurentos”

Cassius pertencia à maior e mais temível espécie de crocodilo do mundo, mas George garantia que o companheiro era “muito meigo e tinha olhos ternurentos”. O réptil recebeu o seu primeiro recorde Guiness a 1 de janeiro de 2011, quando foi medido em 5,48 metros.

“Os olhos dele são tão grandes e ternurentos que poderias perder-te neles para sempre”, acrescentou Toody Scott à competição. “Tem uma natureza bondosa diferente da maioria, mas temos de nos lembrar que pode ser astuto como um crocodilo e a melhor forma de conquistar o seu coração é através do estômago, afinal estamos no ‘país dos crocodilos’.”

Devido ao tamanho do animal, Toody acreditava que Cassius tinha mais de 120 anos, mas era impossível saber ao certo. “À medida que os crocodilos crescem mais de cinco metros, as taxas de crescimento parecem diminuir para apenas um centímetro por ano e, em muitos casos, podem parar de crescer”, explicou. Tendo isso em conta, estimou que Cassius nasceu em 1903. 

O crocodilo foi capturado em 1987, no rio Finniss. Na altura, apresentava comportamentos agressivos e, para evitar que fosse eutanasiado, uma equipa decidiu resgatá-lo. George Craig viajou milhares de quilómetros para transferi-lo para Green Island, onde ambos viveram juntos desde então. 

“Sentiremos muito a falta do Cassius, mas o nosso amor e memórias dele permanecerão nos nossos corações para sempre. Obrigado a todos os que o visitaram ao longo da sua vida e ofereceram amor ao longo do caminho”, agradeceu a reserva. O corpo do crocodilo será agora examinado por especialistas que pretendem determinar a sua idade exata. 

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre Cassius.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA