No passado mês de julho, a NiO contou a história da família Marques. No dia 19 de março, Duarte Marques nasceu prematuramente na Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, após um episódio de descolamento de placenta, com apenas 30 semanas de gestação. Logo após o seu nascimento, foi-lhe diagnosticada uma síndrome genética raríssima, chamada IPEX, que afeta gravemente o sistema imunitário. Duarte é o único caso conhecido em Portugal e um dos 150 diagnosticados em todo o mundo.
Os primeiros sinais da doença surgiram na unidade de Neonatologia em Caldas da Rainha e, posteriormente, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde o menino, com apenas oito semanas, recebeu o diagnóstico final. A sua fragilidade exigiu uma transferência urgente para Marselha, onde poderia receber o tratamento necessário. O transplante de medula óssea é a única esperança para controlar a doença. Porém, o bebé precisa de atingir os quatro quilos.
Os pais, Patrícia e Bruno, enfrentam uma longa batalha ao lado do filho, mantendo viva a esperança de um futuro mais risonho. Apesar do cansaço e da incerteza, continuam a lutar diariamente pela vida do filho, confiantes no tratamento que o aguarda. Por essa razão, tiveram de abandonar os seus postos de trabalho e suspender as suas atividades profissionais, enfrentando dificuldades financeiras, já que o custo de vida em França é elevado.
Estima-se que este processo inicial, até Duarte atingir o peso necessário para o transplante de medula, dure cerca de seis meses. A família, composta por cinco elementos, encontra-se separada há quatro meses, com as duas filhas mais velhas em Portugal. A boa notícia é que a filha mais velha é totalmente compatível com o irmão. Outro aspeto positivo é que o mercado Átrio Criativo, cuja organização é de Patrícia e Bruno, vai regressar finalmente.
Nos dias 1 e 2 de novembro, não deixe de espreitar o mercado e de apoiar esta família. A edição será dedicada ao Halloween e decorre das dez às 19 horas no átrio da Expoeste, na Rua Infante Dom Henrique, 2. A entrada é livre. Além de marcas e artesãos locais, haverá música ao vivo e animação infantil. Se quiser participar, as inscrições estão a decorrer online até ao dia 19 de outubro.