na cidade

Lourinhã celebra o surf com festival de curtas e exposição fotográfica

O evento acontece de 17 a 19 de outubro para premiar os melhores projetos de audiovisual deste desporto.
Um evento único.

A origem do surf é reclamada por várias nações onde ainda hoje se mantêm grandes tradições ligadas ao mar. Entre peruanos, polinésios e havaianos, há cerca de quatro mil anos que se desliza nas ondas com o auxílio de uma prancha dos mais variados materiais, desde canas à madeira das melhores árvores. No caso da cultura polinésia, quem tinha a melhor prancha e era o mais habilidoso, era o chefe da tribo.

Foi em 1779 que o mundo ocidental ouviu falar de surf, através dos diários do tenente James King, quando fez uma referência ao que apelidava de “exótico passatempo” dos locais no Havai. Rapidamente, os europeus começaram a usar o Havai como ponto de paragem durante as travessias do oceano Pacífico. Atualmente, grande parte da comunicação entre países acontece pelo audiovisual e digital e a Lourinhã vai promover este desporto além-fronteiras.

O Festival de Curtas de Surf da Lourinhã, que acontece de 17 a 19 de outubro, é um acontecimento único que celebra a fusão entre a arte, a cultura e a paixão pelo surf, enraizado na diversidade cultural da região Oeste. Além da exibição de filmes, esta é “uma celebração que junta a comunidade do surf, tanto local como global, fortalecendo os laços através da partilha de histórias que suplantam a tela e se misturam com a realidade do surf comunitário”, informa a organização. O evento conta também com música, serigrafia, pinturas ao vivo de pranchas, worshops e bar.

As produções, que foram submetidas até ao passado dia 15 de agosto, são premiadas nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Prémio Oeste e Prémio do Público, podendo ainda ser atribuídas Menções Honrosas em cada categoria. O evento decorre no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Auditório e Galeria Municipal da Lourinhã.

Numa região onde a ruralidade se cruza com belas praias e ondas desafiantes, o Festival de Curtas de Surf da Lourinhã destaca-se como um ponto de encontro entre entusiastas do surf e a comunidade local, unidos por um afeto comum ao mar, à cultura e à arte. É neste cruzamento que o festival ganha vida, oferecendo uma plataforma única de expressão criativa e troca de experiências que ultrapassam as fronteiras geográficas, reforçando o sentido de pertença e identidade da comunidade do surf.

Os bastidores do surf em exposição

O Município da Lourinhã promove também a Exposição Fotografia Participativa – Os Bastidores Do Surf, com o objetivo de incentivar o gosto pela arte da fotografia como expressão artística e estimular o sentido de observação, a partilha de momentos capturados, nos dias de hoje ou do passado, que retratem histórias, locais ou pormenores, que vão para além das ondas e do surf.

A exposição, com inauguração para o primeiro dia, 17 de outubro, às 21h15, servirá para proporcionar uma perspetiva única e interessante, onde os momentos por detrás surf poderão enriquecer ainda mais a partilha de experiência/vivência aos visitantes desta exposição. As entradas para as atividades são gratuitas.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA