na cidade

Já começou mais uma edição do Festival Marionetas na Cidade

Alcobaça é o palco para várias iniciativas, entre os dias 1 e 6 de outubro. Há muitos espetáculos gratuitos.
Teatro Dom Roberto, Ricardo Avila. Foto de Pedro Sardinha, FIMP.

A 27.ª edição do Festival Marionetas na Cidade marca o início da temporada cultural do mês de outubro em Alcobaça. Organizado pela multipremiada companhia alcobacense S.A. Marionetas, com o apoio do Município de Alcobaça, entre outras entidades, o evento é uma referência nacional a nível de teatro de marionetas, com a presença de algumas das mais prestigiadas companhias internacionais.

A partir desta terça-feira, 1 de outubro, estão previstas diversas atividades, algumas delas que se prolongam até ao final do ano. Neste dia, há duas inaugurações de exposições. A partir das 17 horas, no Museu do Vinho, a mostra “Esculturas Teatrais” de José Manuel Valbom Gil, fica patente até 30 de novembro. A partir das 18h30, no Armazém das Artes, as portas abrem-se para acolher a exposição “Os Fios na companhia S.A. Marionetas”, que pode ver até ao dia 31 de dezembro. Ambas são de entrada gratuita.

De 2 a 6 de outubro, Alcobaça vai entrar num ciclo de espetáculos distribuídos por vários locais como o Cine-Teatro de Alcobaça, o Armazém das Artes, o Teatro Dom Pedro, entre outros. Mas haverá também marionetas à solta pela rua, com espetáculos na Praça 25 de Abril, na Praça da República ou na Praça Dom Afonso Henriques.

No dia 4, sexta feira, acontece uma conversa com os marionetistas participantes no festival. A iniciativa “Na palheta” decorre na pensão histórica de Alcobaça Corações Unidos, às 17 horas. A entrada é livre. Dia 5, sábado, pelas 15h30, pode assistir na Praça 25 de Abril, à peça “O Gigante Barriga Verde”, que se apresenta sob a forma de um teatro gigante que percorre as ruas com música. Esta peça repete-se dia 6 no mesmo local, às 16h30.

No fim de semana pode também participar em oficinas de construção. No sábado, pelas 17 horas, nos Armazéns das Artes tem lugar a “Oficina de Construção de Passarocos” com as marionetas de Rui Sousa. Nesta oficina, terá a oportunidade de construir um Passaroco, uma marioneta feita a partir de um molde impresso em cartolina.

No domingo, 6 de outubro, a oficina decorre no mesmo local, pelas 16h30, com o tema “Oficina de construção de Marionetas em Silhueta”, igualmente guiada por Rui Sousa. Estas sessões são ideais para participar em família, pois não há limite de idade.

O festival encerra domingo com o espetáculo “La Extraordinária”, da companhia Cía. eLe, às 17 horas, na Praça 25 de Abril. A narrativa gira em torno de um lar de idosos que, à primeira vista, parece normal, mas que esconde, por detrás das suas paredes, uma realidade invulgar. O programa completo está disponível online.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas do festival.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA