Entre pratos surpreendentes onde a ginja é o ingrediente principal e momentos de convívio animados por música ao vivo, a freguesia da Amoreira prepara-se para acolher o Festival da Ginja, que decorre entre 27 e 29 de junho. Esta 10.ª edição gira em torno das cerejas ácidas que, há séculos, marcam a paisagem, a cultura e a identidade da região.
Um dos destaques do programa é o concurso de gastronomia, que desafia profissionais e amadores a reinventar receitas tradicionais e contemporâneas, com a ginja como protagonista. O objetivo é destacar a versatilidade do fruto, explorando novas formas de o incorporar este fruto em entradas, pratos principais e sobremesas.
Os três dias serão “regados”, com o licor emblemático da região, também conhecido por ginjinha, de vários produtores locais. A programação inclui ainda artesanato, tasquinhas com sabores típicos e atividades pensadas para todas as idades.
Além dos vários concertos, — Bandinha “Amigos da Música” e de Rodrigo Sobreiro, a 27 de junho; da Bandinha dos Toupeiros, Cavaquinhos das Gaeiras e Nelson Lords a 28, e de Brass Dass e Fernando Ribeiro, no último dia — a organização irá realizar visitas guiadas aos ginjais, em plena época de frutificação, permitindo aos participantes acompanhar de perto o ciclo da ginjeira.
O Festival da Ginja de Óbidos contará ainda com as tradicionais tasquinhas, de comes e bebes e artesanato.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Município de Óbidos (@municipiodeobidos)

LET'S ROCK






