A Aldeia dos Pescadores recebe o festival que vai animar a praia do Bom Sucesso de 8 a 11 de agosto. Calema, Expensive Soul, Gene Loves Jezebel e Quem é o Bob? são os cabeças de cartaz de 2024. Com a abertura de portas marcada para as 18 horas, o festival tem este ano uma programação mais alargada do que as edições anteriores, desde 2022, mas também mais diversificada.
Valorizar o potencial turístico do concelho de Óbidos, criando um cenário que “promove a atração de um público de todas as idades”, é o grande objetivo deste festival, que volta a destacar-se não apenas pela sua programação, mas também pelo ambiente único que o acolhe, refere Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.
“O município tem apostado nos eventos enquanto ferramentas de dinamização territorial, ferramentas essas que se têm revelado fundamentais para o desenvolvimento do concelho, porquanto originam mais-valias para os visitantes e para as comunidades locais. Foi a pensar nisso que apostámos — e continuamos a apostar — num festival de verão que, acreditamos, é já uma referência no Oeste”.
Durante os quatro dias de festival, os visitantes vão poder aproveitar uma zona de street food. Os diferentes stands de comida e bebida espalham-se pelo parque de estacionamento da Aldeia dos Pescadores.
O Dj Producer Tharguz abre todos os dias do certame a partir das 18 horas, para os finais de dia de praia sejam um bom arranque para a animação que se avizinha durante estes quatro dias, na praia do Bom Sucesso.
Sobem ao palco, dia 8 de agosto, os Brasa Duo, às 21h30, e os Expensive Soul às 23 horas. “Eu não sei”, foi, há 20 anos, o primeiro grande êxito da banda de Leça da Palmeira que se formou em 1999. O estilo de música da dupla é marcado por uma sonoridade que vai desde o soul e o reggae até ao R&B e ao hip hop, mas possui quase sempre uma forte componente orgânica, especialmente a partir do segundo álbum da dupla, “Alma Cara” (2006). A noite fecha às 0h50 com a atuação do DJ Marques.
Os Cauda da Tesoura começam a sua atuação às 21h30 de dia 9. O nome Gene Loves Jezebel pode parecer algo desconhecido para o público mais jovem, mas o êxito “Break the Chain” de certeza que já foi ouvido em muitos rádios e bares por esse País fora. Gene Loves Jezebel é uma banda de rock formada em Londres em 1981 pelos irmãos Michael e Jay Aston.
Os outros integrantes da banda foram recrutados e mudados conforme as afinidades e diferenças com os dois líderes. O primeiro álbum “Promise” foi lançado em 1983 e chegou ao #1 da contagem independente inglesa. Às 01h20, Bombatuke termina a noite em grande.
Na noite de sábado, 10 de agosto, há Festa Branca, a partir das 22 horas e a animação será garantida pelo DJ André L, pela banda de reggae de tributo a Bob Marley, Quem é o Bob?, que recentemente atuou na Lourinhã, e por Sara Santini.
A encerrar o festival, no dia 11, Calema são os grandes artistas da noite. A dupla musical de São Tomé e Príncipe, com origem em Portugal, é formada pelos dois irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira. O nome da dupla refere-se à ondulação especial na costa africana. Este ano, os dois irmãos já encheram por duas vezes o MEO Arena, na celebração dos 15 anos de carreira.
Para fechar os Smell Like 90’s sobem ao palco uma da manhã, para terminar o festival com os melhor êxitos da música pop. O Festival Bom Sucesso começou a ganhar forma em 2022, mas foi a edição de 2023 que o colocou na rota dos melhores eventos de verão da região. Com uma programação eclética, recebeu diversos projetos artísticos locais, assim como grandes referências nacionais.
Nesta edição, o Município de Óbidos, a Junta de Freguesia do Vau e a Óbidos Criativa, EM, voltam a apostar no evento através de parcerias estratégicas e ações de promoção, para superar as melhores expectativas e contribuir para o desenvolvimento económico e cultural da região. As entradas são gratuitas.
Carregue na galeria para conhecer em pormenor os cabeças de cartaz deste ano.