Agosto não é só praia. Também é sinónimo de amigos e família, encontros e festas. O concelho de Arruda dos Vinhos atinge o seu ponto alto de festividades, anualmente, entre os dias 6 e 18 de agosto desde que o rei D. Manuel I, no século XVI, ordenou a celebração em honra da Nossa Senhora da Salvação a 15 de agosto.
Durante este período, toda a comunidade arrudense reúne-se para as cerimónias religiosas, etnográficas e tauromáquicas que ocorrem na vila de Arruda, marcando os costumes e tradições desta região próxima da cidade de Lisboa. O município tem o papel dinamizador destes Festejos Seculares, preparando a vila e o concelho para receber todos os filhos da terra que se espalham nos quatro cantos do mundo, dando especial relevo à história, à tradição e abrindo caminho à inovação e ao futuro.
Participam nestes festejos milhares de visitantes que, durante 13 dias de festa, vivem e sentem, pelas ruas, nos restaurantes, nas “tabernas” da festa, nos arraiais populares, nas largadas de toiros, nas touradas, nos campos, nos lagares de vinho, na igreja matriz, o Vale Encantado de Arruda.
As associações locais garantem a preservação das tradições e o enriquecimento cultural dos arrudenses e a todos os que se quiserem juntar. A programação é muito diversificada e vai do fado à musica popular, passando pelo folclore e a banda filarmónica.
Conte também com muito artesanato e as tradicionais largadas de touros nas ruas da vila. O destaque do calendário acontece pelas 22 horas de dia 9 de agosto, com o espetáculo de Tony Carreira no pavilhão multiusos. O preço é de 10€ e os bilhetes estão disponíveis online.
Mas há mais e deixamos aqui os destaques.
9 de agosto — Tony Carreira
10 de agosto — Banda Filarmónica da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos com FF
11 de agosto — After Floyd (tributo a Pink Floyd)
12 de agosto — Mónica Sintra
13 de agosto — Jéssica Xaveiro
14 de agosto — The Coldplay Tribute
15 de agosto — Jimmy P
16 de agosto — Ricardo Velho
17 de agosto — Sangre Ibérico
18 de agosto — Teresinha Landeiro