na cidade

Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação fazem 500 anos e arrancam já em janeiro

Pode também ver o documentário que integra a candidatura deste evento, em Arruda dos Vinhos, a Património Cultural Imaterial de Portugal.
A procissão é um dos momentos importantes.

As celebrações dos 500 anos das Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação começam com grande destaque já no próximo dia 17 de janeiro, sexta-feira. O evento, que atravessa gerações e é profundamente enraizado na tradição local, marca um momento especial na história da vila de Arruda dos Vinhos.

Reza a lenda, passada de boca em boca ao longo de muitos anos (não havendo documentação oficial para atestar), que foi no século XVI, durante um surto de peste, que o rei D. Manuel I encontrou refúgio nesta charmosa vila portuguesa, situada no distrito de Lisboa.

Acreditando ter sido salvo por intervenção divina, o monarca terá mandado construir a igreja dedicada a Nossa Senhora da Salvação, estabelecendo uma ligação espiritual que perdura há séculos e continua a ser celebrada com fervor pela comunidade local.

Tradicionalmente realizadas em agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação são um ponto de encontro entre a população e visitantes. Mais do que um evento religioso, são um símbolo da identidade cultural de Arruda dos Vinhos, misturando fé, história, música e uma forte dose de convívio.

Este ano, à boleia de cinco séculos, os festejos arrancam já em janeiro. A abertura oficial está marcada para dia 17,  às 18 horas, no Auditório Municipal do Centro Cultural do Morgado, pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Alves, seguida por intervenções da Paróquia de Arruda dos Vinhos e a apresentação do programa comemorativo.

Um dos destaques do dia será a estreia do documentário “Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação”, produzido pelo município. A obra explora a história e a importância simbólica do evento para a comunidade, e está inserido nos trabalhos de preparação da candidatura das Festas a Património Cultural Imaterial.

Este processo exige documentação detalhada e registos audiovisuais, de acordo com os critérios da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). O resultado final já pode ser visto por todos, com sessões gratuitas no Auditório Municipal do Centro Cultural do Morgado.

Não perca a estreia, no dia dia de arranque às 18h45, com novas sessões nos dias 22 (quarta-feira), às 15 horas, e 24 de janeiro (sexta-feira), com dose dupla, às 15 e às 21 horas.

A componente visual das comemorações prossegue com um espetáculo de videomapping, que terá lugar na Igreja Matriz, nos dias 17 e 18 de janeiro (sexta e sábado), entre as 20 horas e as 23h30.

Com a duração de sete minutos, esta experiência multimédia levará os visitantes numa viagem no tempo, até ao século XVI, e conta a história por detrás da devoção a Nossa Senhora da Salvação.

Agora, no ano do 500.º aniversário, as celebrações prometem ser ainda maiores. Carregue na galeria para ver imagens da Procissão em honra de Nossa Senhora da Salvação, em 2024.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA