Como é habitual, a Festa da Marteleira está de volta no último fim de semana de agosto, entre os dias 22 e 28. A iniciativa, no concelho da Lourinhã, traz com ela um dos espaços mais icónicos das festas populares da região: o Escondidinho.
Podia ser mais uma festa como tantas outras por este país fora. Na maior parte dos casos, cada uma tem as suas particularidades, quanto mais não seja pela devoção que cada população tem aos seus mártires, neste caso da Marteleira, ao de São Sebastião.
A Associação Cultural e Social da Marteleira é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, que presta um serviço no âmbito social, cultural e desportivo, à população do concelho da Lourinhã. A New in Oeste falou com o presidente, Norberto Rodrigues.
Ao contrário de muitas festas organizadas por comissões de festas, este evento tem mão associativa. “Com o objetivo de melhorar as suas infraestruturas, bem como o pagamento dos diferentes compromissos assumidos perante outras entidades, a direção da associação toma a responsabilidade de organizar a Festa Anual em Honra do Mártir São Sebastião.”
Esta organização depende da ajuda de cerca de 100 voluntários por noite, movidos pela vontade de não deixar morrer a tradição e ajudar a manter e melhorar a associação. Do ponto de vista religioso, o ponto alto do evento centenário é a Festa da Igreja, no dia 25, domingo, pelas 15 horas, seguida de procissão, acompanhada pela Banda Filarmónica da Associação Musical da Atalaia.
Em termos festivos, destacam-se as noites de terça-feira, 27 agosto, com o Grupo Magma e quarta-feira, 28 de agosto, dia exclusivo do Escondidinho com o artista principal Deejay Télio.
Afinal, como é que surgiu o Escondidinho?
“Nos anos 80, o Sr. Germano Anastácio surgiu com a ideia original de montar um bar dançante, com música de discoteca, ‘escondido’, ou seja, à parte do arraial, com grupos de música de baile”, confessou o presidente da direção.
Assim nasceu o “Escondidinho”, uma inovação que agradou e ficou, com grande aceitação por parte do público, de tal forma que foi evoluindo em espaço e afluência ao longo dos anos, chegando ao ponto de ser adotado por outras organizações das festas em redor. A noite de sábado marca os 40 anos deste espaço, com direito a bolo e velas.
Este ano acontece a primeira edição do Carnaval do Escondidinho na terça-feira, 27, um dia antes do especial no Escondidinho, com a atuação de Deejay Telio. Neste momento, a organização apenas avançou o valor da entrada para o último dia, que é de 8€. Caso haja entradas pagas para os restantes dias, os valores serão divulgados no próprio dia.
Confira na lista abaixo a programação com os respetivos dias e palcos.
Palco Principal
22 de agosto — Arraial Fest.
23 de agosto — Casdance Banda Acesso.
24 de agosto — Nova tendência.
25 de agosto — Banda Xeques Orquestra.
26 de agosto — Chaparral Band.
27 de agosto — Orquestra Magma.
Palco Escondidinho
22 de agosto — DF, Edson Prod e Van Gohen.
23 de agosto — DJ Marques e Mc Rasta, Special Set de Menaka.
24 de agosto — Carito, Aguillar & Crespo e Styler.
25 de agosto — Gonçalo Costa, MC Marcinho e Ricardo F.
26 de agosto — Black Out.
27 de agosto — Carito, Naré e Cenoura.
28 de agosto — DJ Thomas, Deelay Tello, Tiago Bandeiras e Carito B2B Dbraz.