O Made in Torres Vedras, integrado no projeto “Ciclo de Promoção de Ativos locais”, pretende divulgar os artistas, negócios e iniciativas locais. Ao longo do ano, existem várias edições com temáticas diferentes.
Se não tem planos para este sábado, 23 de novembro, pode participar nas atividades do programa previsto para este mês. Com início às 10 horas e final previsto para as 21 horas, será um dia repleto de atividades para todas as idades.
O evento vai acontecer nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, em Torres Vedras. E porque novembro é o mês da ciência e tecnologia, será esse o tema desta edição.
A programação começa às 10 horas, com uma caminhada aos Cucos e Vale Escuro, mas as vagas já estão preenchidas. No período da tarde, poderá participar em atividades gastronómicas, desportivas e ainda visitar a feira de ciência e tecnologia.
Das 15 às 17 horas, pode aprender a fazer lanches saudáveis com o showcooking dinamizado pelos alunos da escola de serviços e comércio do Oeste. Os pratos escolhidos para esta atividade são bruschetta de tomate e orégãos, panquecas de banana e aveia, bolo de cenoura e puré de maçã, pera e canela.
Em simultâneo, às 16 horas, vai realizar-se a conversa “Ciência, verdade ou fake news?”, com três oradores convidados. São eles Pedro Alves, investigador no Centro Egas Moniz, Natália Pona, médica pediatra e diretora geral do CNS Campos Neurológico e Marta Marques, engenheira que integra um grupo de investigação que trabalha com proteínas e anticorpos relevantes no cancro.
Para quem gosta de relaxar, às 17 horas, há uma aula de ioga do riso, ideal para toda a família. Esta é uma boa prática para libertar a energia acumulada, diminuir a hiperatividade e controlar a ansiedade.
A sessão é aberta a todos os participantes a partir dos seis anos. A marcação pode ser feita através do email marca@nullcm-tvedras.pt, com a indicação do nome e contacto. Se optar por participar, deverá levar uma manta e um colchão de ioga.
Caso tenha fome, até às 20 horas, pode passar pelos vários restaurantes de street food espalhados pelo recinto. Além disso, entre as 15 e as 18 horas, vai haver uma prova de uvada. A uvada é um doce preparado com mosto de uva fervido, ao qual se junta fruta cortada em pedaços. É confecionada sem açúcar e junta normalmente três ingredientes – sumo de uva madura, maçãs e canela.
A tarde termina com um concerto do maiseu, um projeto de música contemporânea de voz e violas regionais. Para fechar o dia, das 19 às 21 horas, pode participar numa observação astronómica a Saturno, Júpiter e galáxia de Andrômeda. A realização da atividade depende das condições meteorológicas.
A entrada no evento é gratuita, bem como a participação nas atividades. Pode consultar mais detalhes sobre a programação online.