A vinicultura é um dos polos económicos mais importantes da zona Oeste e o concelho de Torres Vedras não foge à regra. Grande parte dos vinhos demarcados da região de Lisboa são produzidos no centro e sul do Oeste. As suas características climatéricas ímpares promovem uma qualidade superior à produção do vinho e o projeto Made in Torres Vedras quer, na edição deste mês, apresentar o que de melhor se produz na região.
No dia 19 de outubro, sábado, vai realizar-se mais uma edição do ciclo de promoção de produtos da cidade torriense, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho. As principais atividades estão relacionadas com a produção vitivinícola do concelho e às nove horas, a “Caminhada nas Vinhas”, um percurso circular de dez quilómetros com prova de vinhos, promete mostrar aos visitantes onde se produzem dos melhores vinhos da região.
Este projeto de promoção dos produtos regionais estende-se até dezembro e é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras. São apresentados produtos, ideias e atividades económicas e sociais que se enquadram no posicionamento da marca Torres Vedras. A programação inclui atividades para todas as idades, de concertos a tertúlias, de provas de produtos locais a oficinas de trabalhos manuais.
O “Mercado de Cerâmica”, às 15 horas, em que ceramistas locais vão expor o seu trabalho para venda direta ao público é um bom exemplo de como esta atividade pretende animar o tecido económico da região. À mesma hora, abre a exposição “Urban Sketchers”, com desenhos de André Batista e outros artistas. Alguns dos trabalhos apresentados foram feitos no âmbito do projeto (a)riscar o património e que integram as Jornadas Europeias do Património Cultural.
A “Oficina de reparação de móveis: Matar o Bicho”, promovida pelo Atelier do Móvel, tem início também às 15 horas e desafia os participantes a aprender técnicas de restauro para aplicar em móveis que podem vir a ganhar uma segunda vida. Das 15 às 20 horas, o Académico de Torres Vedras convida à participação em jogos tradicionais, altura em que bancas de street food estão também a funcionar no recinto.
View this post on Instagram
A conversa “Vinho de Torres Vedras para curiosos” decorre das 16 horas às 18 horas e pretende esclarecer o público em geral sobre o vinho da região. A organização anuncia em comunicado que serão lançadas algumas perguntas pelas quais se pretende obter uma resposta no final desta sessão pelos enólogos convidados: “O que precisa de saber para impressionar quando falar dos vinhos produzidos em Torres Vedras? O que dizer quando oferece uma garrafa de vinho da região? Que castas e quais as características do vinho que deve mencionar?”.
Às 17 horas, Marta Maçarico dinamiza a atividade “Oficina 100 castas: um anel para qualquer garrafa, para qualquer vinho, para qualquer casta”, com o objetivo de cada participante fazer um anel de garrafa personalizado. Das 18 às 20 horas, decorre uma prova de vinhos de monocastas autóctones, que conta com a presença da Quinta da Folgorosa, AdegaMãe, Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, Quinta da Boa Esperança e Casal da Carrasqueira. Durante a prova, e para encerrar o evento, Daniela Mendes dará o concerto “Fado Enredo”.
O ciclo Made in Torres Vedras, previsto no Plano de Ação da marca Torres Vedras, pretende dar a conhecer alguns dos elementos que tecem a identidade deste território, através da valorização e divulgação dos ativos locais. O evento é gratuito e pode obter mais informações pelo telefone 261 320 751 ou através do email marca@nullcm-tvedras.pt. A iniciativa realiza-se mais duas vezes este ano, nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro.
Carregue na galeria e conheça os produtores que vão estar presentes na prova de vinhos.