Aprender novas técnicas gastronómicas (ou até começar a cozinhar do zero) pode ser uma excelente resolução para 2025. Seja para melhorar a qualidade das refeições caseiras ou até para surpreender a família, o ideal é fazê-lo com quem sabe. A boa notícia é que pode dedicar-se a esta tarefa perto de casa e num sítio inspirador.
A Academia de Cozinha by Rio do Prado, em Óbidos, é a oportunidade ideal para melhorar os dotes culinários. Situado apenas a um quilómetro de distância da Lagoa de Óbidos, o Rio do Prado é um charmoso boutique hotel, conhecido pela arquitetura sustentável e onde “cada gesto é uma homenagem à beleza e fragilidade do nosso planeta”.
Até ao fim do mês de maio, e sempre aos sábados, as aulas da Academia de Cozinha combinam aprendizagem prática e experiências deliciosas num ambiente descontraído. Cada sessão tem a duração de três horas, entre as 15 e as 18 horas, e termina em beleza, com a degustação dos pratos confecionados nas aulas e com acesso a bar aberto.
Os preços começam nos 75€ por pessoa, sendo aplicados descontos para hóspedes, que pagam 60€, e para grupos com mais de quatro participantes (menos 20 por cento). Para garantir a realização do workshop, é necessário um mínimo de quatro inscritos.
A Academia arranca no dia 25 de janeiro, com a aula “Cozinha de Fogo”, que ensina métodos ancestrais de preparação, numa roupagem mais contemporânea, sendo ideal para entusiastas de sabores rústicos e intensos. Os segredos da “Cozinha Picante” serão revelados no dia 15 de fevereiro, com a malageta como protagonista.
O workshop “Zero Waste”, no dia 8 de março, desafia os participantes a cozinhar de forma sustentável, aproveitando integralmente os ingredientes — uma experiência enriquecedora para quem valoriza a redução do desperdício. Já a “Cozinha Criativa”, agendada para 22 de março, incentiva a pensar “fora da caixa”, com combinações improváveis.
No dia 5 de abril pode aprender técnicas de fermentação natural e fazer a sua própria “Massa Madre” (massa mãe). Ainda em abril, no dia 19, “Pasta Fresca” convida os amantes de massas a mergulharem na arte de fazer pasta do zero, para saborosos pratos de massa.
Maio recebe as últimas duas aulas: Enquanto “Arrozes” desvenda os “segredos e a arte de cozinhar arroz”, no dia 10, o tema é “Ceviches”, dedicado aos apreciadores de sabores mais cítricos e ácidos. Pode aprender a preparar esta iguaria de origem sul americana no dia 25 de maio. Para se inscrever em algum dos workshops, e ter mais informações, envie email para reservas@nullriodoprado.pt.
Além dos workshops, os participantes têm a oportunidade de conhecer o restaurante Maria Batata, localizado no Rio do Prado. Este espaço farm-to-table reflete os valores de sustentabilidade e criatividade, apresentando pratos feitos com ingredientes frescos e locais.
Decorado com um design próprio e uma lareira icónica desenhada por Dominique Imbert em 1968, o restaurante oferece tanto opções à la carte como menus de degustação que transformam cada refeição numa experiência sensorial.
O Rio do Prado, situado na Rua das Poças, é um refúgio, que combina luxo e sustentabilidade, e proporciona uma imersão num estilo de vida alinhado com práticas ecológicas.
Carregue na galeria para ficar a conhecer o Rio do Prado.