Conhecida como a “capital dos dinossauros”, a Lourinhã é um município repleto de história, natureza e cultura, localizado no litoral da região Oeste. É por lá que vai decorrer, entre 7 e 12 de abril, uma experiência destinada a jovens entre os 14 e os 25 anos.
“Uma semana de descoberta, investigação e aventura, explorando a biodiversidade, a economia sustentável e as práticas tradicionais desta região” é o que promete a Missão Internacional JRA (Jovens Repórteres para o Ambiente). Esta será uma boa oportunidade para explorarem o património natural da zona, aprofundarem os conhecimentos sobre sustentabilidade local e conectarem-se com jovens de outros países.
Durante a iniciativa, os participantes vão poder conhecer a flora e fauna característica da região e também atividades económicas que apostam em práticas sustentáveis, como a recuperação de dunas, visitas a adegas ecológicas e passeios por algumas aldeias históricas do concelho.
Os participantes terão a oportunidade de aplicar a metodologia do Programa JRA, desenvolvendo competências de investigação e reportagem, enquanto exploram práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável e a economia local. Este será também o momento propor soluções para problemas ambientais, trabalhando em equipa com jovens de outras partes do mundo, desenvolvendo habilidades de escrita, pesquisa e fluência em línguas.
Para se inscreverem, os jovens deverão apresentar uma carta de motivação e uma reportagem de sua autoria, que pode ser escrita ou em vídeo. Esta deverá abordar, entre outros temas, a região da Lourinhã, com especial foco na sustentabilidade, e terá como um dos pontos principais o Dinopark, onde se encontram vestígios de dinossauros.
A participação nesta iniciativa, apoiada pelo o Município da Lourinhã, é gratuita. No entanto, as vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições, envie email para jra@nullabaae.pt.
Durante uma semana, os jovens vão ficar alojados na Pousada de Juventude da Areia Branca, um local ideal para convívio e descanso após dias cheios de atividades. A estadia e refeições são garantidas pela organização, porém, o transporte é da responsabilidade dos próprios participantes, que podem viajar sozinhos ou com o apoio da escola ou dos cuidadores.
A partida é feita de Lisboa no dia 7 de abril, em hora a determinar, e o regresso acontece a 12 de abril, depois do almoço. O transporte para a Lourinhã e o regresso a Lisboa será da responsabilidade da organização. Para aqueles que chegarem sozinhos a Lisboa, um elemento da ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) irá encontrá-los para garantir que a chegada corre bem.
Ver esta publicação no Instagram