na cidade

De Santa Cruz à Nazaré. Oeste vai ter 31 praias com Bandeira Azul este verão

Este símbolo de qualidade é atribuído às zonas balneares que cumprem critérios ambientais, de segurança e infraestrutura.
Torres Vedras tem 11 praias classificadas.

O Oeste voltou a destacar-se no mapa das praias com melhor qualidade ambiental do País. Este verão, 31 zonas balneares da região vão hastear a Bandeira Azul, um símbolo de excelência atribuído a zonas balneares que cumprem rigorosos critérios de qualidade da água, segurança, acessibilidade e educação ambiental.

Pelo segundo ano consecutivo, o número de praias galardoadas na região mantém-se. Os municípios de Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras mantêm a sua forte presença na lista das distinguidas pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).T

Torres Vedras lidera a região, com 11 praias premiadas, entre elas Santa Rita Norte, Física (Santa Cruz), Formosa e Foz do Sizandro. Peniche segue-se com sete distinções, incluindo Baleal Norte, Supertubos e Consolação. A Lourinhã volta a somar cinco, como Areia Branca, Peralta e Porto Dinheiro. Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos mantêm as duas habituais em cada município, como a Foz do Arelho, São Martinho do Porto ou o Bom Sucesso.

O anúncio decorreu no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, e contou com a intervenção do presidente da ABAAE, José Archer, que destacou o facto de todos os municípios costeiros portugueses contarem este ano com praias galardoadas, reforçando o alcance e impacto nacional do programa.

No total, 2025 conta com 404 praias distinguidas — mais seis do que em 2024 — além de 18 marinas e 22 embarcações ecoturísticas. Pela primeira vez, todos os municípios costeiros do País têm pelo menos uma praia com esta classificação, o que significa que a costa portuguesa, de norte a sul e incluindo as regiões autónomas, está agora completamente coberta por esta certificação internacional.

Portugal continua a ocupar o sexto lugar entre os 51 países que integram o Programa Bandeira Azul, uma posição que reforça o compromisso com a sustentabilidade, a proteção da natureza e a valorização do turismo consciente. A lista completa pode ser consultada online.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA