O 51.º Congresso Internacional de Cerâmica decorre, pela primeira vez, em Portugal, até ao dia 20 de setembro, sexta-feira. O evento celebra a tradição e inovação na arte cerâmica, mas oferece também uma imersão cultural nas regiões de Alcobaça e Caldas da Rainha, convidando o público a explorar e redescobrir o património artístico português e a sua relevância no contexto internacional.
Nesse sentido, existem várias propostas culturais gratuitas, com o objetivo de descobrir o território destas duas cidades que, por estes dias, se encontram no epicentro internacional da cerâmica. Em Alcobaça, por exemplo, o emblemático Mosteiro de Alcobaça, Património Mundial da UNESCO, leva os interessados a conhecer o conjunto escultórico criado pelos monges barristas, uma obra-prima em terracota que reflete o virtuosismo cerâmico da região.
Os visitantes podem ainda explorar o Percurso Pedro & Inês em Cerâmica de Alcobaça, que reinterpreta em cerâmica o romance trágico de Pedro e Inês, uma das mais célebres histórias de amor de Portugal, e visitar o Museu Raul da Bernarda, que celebra mais de 135 anos de cerâmica local.
Para quem pretende explorar o universo da cerâmica nas Caldas da Rainha, cidade Criativa da UNESCO, será lançado para estes dias um guia detalhado que destaca os principais ceramistas e os seus ateliers. O mapa oferece um percurso pelos pontos mais emblemáticos da cidade e criações cerâmicas, indicando as icónicas fachadas coloridas com azulejos, que são a marca registada da cidade.
Também as ruas centrais se transformam num centro de exposição ao ar livre. Para assinalar o congresso, os ceramistas locais e os comerciantes juntaram-se para transformar vitrines e fachadas em autênticas galerias de arte, onde estarão em exposição intervenções artísticas exclusivas e originais. No centro da cidade, será possível sentir o pulsar da cerâmica através das mais variadas cores, formas e texturas das peças em exposição.
Quem quiser mergulhar no processo criativo, pode ainda visitar os estúdios de ceramistas que, por estes dias, se encontram abertos ao público. Ali será possível conhecer os artistas locais, as suas obras e processo criativo. Trata-se de uma oportunidade única de conhecer de perto o trabalho e o talento dos artesãos da região.
Por fim, no dia 18, a cidade convida a participar na festa da criatividade na emblemática Praça da Fruta, que será palco de um mercado noturno. Das 17 às 23 horas, o local tradicionalmente conhecido pelo mercado de frutas e legumes, transforma-se num espaço de criatividade, oferecendo uma mistura eclética de moda, música, design, ilustração, cerâmica e muito mais. O “Bazar à Noite — Edição Congresso” promete uma celebração de produtos criativos, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os visitantes.
Carregue na galeria para ficar a conhecer mais trabalhos de artistas nacionais e internacionais.