Há memórias que permanecem vivas nas paredes e nos cantos das casas onde os nossos avós viveram, que guardam aromas, sons e momentos inesquecíveis das nossas infâncias. Na Casa do Lagar, em Óbidos, essas recordações estão presentes em cada pedra e no pequeno lagar onde, em família, se pisavam as uvas e se fazia vinho. Este espaço, carregado de histórias e afetos, tornou-se o refúgio perfeito para quem procura tranquilidade e uma ligação genuína com a tradição e a natureza.
Com um jardim amplo, que convida a desacelerar e a aproveitar o sol de outono, mesmo que discreto, a Casa do Lagar, em Óbidos, é o destino ideal para fazer uma pausa na rotina agitada do dia a dia. Nasceu do esforço de Lídia e Rui, que transformaram a modesta propriedade familiar dos anos 1950 num alojamento local, aberto durante todo o ano.
“Em 2018, a minha mãe ficou desempregada, e foi nessa altura que ela e o meu pai decidiram restaurar uma parte da casa que estava degradada. Criaram um espaço, para partilhar com outras pessoas, que honra a memória dos meus avós”, explica Filipa, filha do casal, em entrevista à NiO.
“A casa de família foi construída pelos meus avós, que já faleceram, Rogério e Amélia, duas pessoas muito trabalhadoras que conseguiram erguê-la, com muito esforço. A minha mãe cresceu aqui. Infelizmente, por falta de uso, foi ficando degradada, mas sempre foi uma casa que nos trouxe muitas memórias bonitas”, continua Filipa.
O nome escolhido para o alojamento remete, precisamente, para uma das tarefas partilhadas pelo clã que evoca bons momentos. “Casa do Lagar surgiu porque numa parte da casa existe um pequeno lagar, onde fazíamos vinho em família. Todos nós pisámos uvas naquele lagar, que está repleto de boas memórias. Desde então o alojamento foi crescendo e já temos duas casas.”

A primeira, com três quartos e capacidade para até seis hóspedes, está equipada com cozinha completa, sala de estar, casa de banho privativa, ar condicionado e ligação à internet gratuita. A segunda, com uma configuração open-space, com uma cama de casal e um sofá-cama XL, pode receber até quatro pessoas. Conta também com casa de banho privativa, ar condicionado e internet.
Ambas possuem terraços próprios, com vista para o amplo jardim, com várias áreas para descanso e lazer. “Cada casa tem o seu pátio e partilham o acesso comum à piscina e ao resto do terreno, com muito espaço para brincar ou relaxar”, detalha.
Filipa, com 29 anos e fisioterapeuta de profissão, entrou “por brincadeira” no negócio familiar e hoje gere as redes sociais e a imagem da empresa. “Todos damos o nosso melhor, mesmo que em áreas que não são as nossas, procurando aprender e trabalhar para que os visitantes sintam um pouco do amor que temos pela Casa do Lagar,” afirma.
O acolhimento e a tranquilidade são o cartão de visita do alojamento, destaca Filipa: “É um local calmo, que traz paz a quem nos visita. Recebemos muitos comentários simpáticos, aqui, as pessoas sentem-se em casa.” A avaliação no Booking, com uma pontuação de 8,8, corrobora esta perceção, destacando a hospitalidade dos anfitriões, Lídia e Rui, o sossego do local e as comodidades oferecidas.
Ideal para grupos ou famílias, a Casa do Lagar está situada a três quilómetros de Óbidos, ponto de partida para visitar o famoso Mercado Medieval ou, em dezembro, a famosa Vila Natal, já com data de abertura confirmada.
Os preços da estadia variam conforme a época, entre 82€ e 97€ por noite e para duas pessoas. As reservas podem ser feitas online, através das plataformas Booking e Airbnb, ou contactando diretamente os responsáveis do alojamento, via redes sociais, para obter um orçamento personalizado.
Carregue na galeria para ver mais imagens da Casa do Lagar, um refúgio perfeito para uma escapadinha em família.

LET'S ROCK







