A segunda semana de junho arranca com calor intenso na região Oeste. No entanto, será sol de pouca dura — literalmente. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o período entre 9 e 15 de junho será marcado pelo regresso da instabilidade, com vento forte, descida das temperaturas máximas e aguaceiros em alguns concelhos.
Esta segunda-feira, 9 de junho, em Alcobaça, os termómetros devem atingir os 37 de máxima e 15 de mínima. O céu estará maioritariamente limpo, embora com algumas nuvens, e o vento será fraco.
Na Nazaré, o Dia de Portugal, feriado, irá contar com um clima quase subtropical, com calor e chuva. As temperaturas vão oscilar entre os 28 e os 17 graus, com previsão de trovoadas ao final da tarde e início da noite. Já em Óbidos não há previsão de aguaceiros. Espera-se uma terça-feira quente, com 27 graus de máxima e 16 de mínima. O sol estará presente, embora com alguns períodos de céu encoberto.
Na Lourinhã, a quarta-feira irá conhecer uma descida das temperaturas, que vão rondar os 22 e os 16 graus. O céu estará encoberto e o vento soprará moderado de sudoeste, com rajadas que podem atingir os 21 quilómetros por hora. Em Peniche, o cenário será semelhante: 21 de máxima, 17 de mínima e o sol a espreitar entre as nuvens.
Na quinta-feira, 12 de junho, o clima será mais primaveril no Bombarral. O dia será ameno, com uma máxima de 24 graus e uma mínima de 14. Já o céu poderá alternar entre períodos de sol e nuvens, em contraste com o calor intenso do início da semana. . No Cadaval, o cenário será praticamente idêntico, apresentando condições atmosféricas semelhantes.
As temperaturas voltam a subir na sexta-feira, 13 de junho. Em Alenquer, o sol marcará presença durante grande parte do dia, ainda que acompanhado por algumas nuvens. As temperaturas vão atingir os 27 graus de máxima, com uma mínima de 16.
No sábado, 14 de junho, os termómetros em Torres Vedras vão registar uma ligeira descida relativamente ao dia anterior, com máximas de 24 graus e mínimas de 14. O vento, que soprará moderado de norte, poderá fazer-se sentir ao longo do dia, contribuindo para um ambiente mais fresco, sobretudo à sombra ou no final da tarde.
Por fim, no domingo, 15 de junho, o calor volta a marcar presença em Sobral de Monte Agraço. As previsões apontam para uma mínima de 14 graus e uma máxima de 25, num dia de céu limpo e tempo seco.
Carregue na galeria e conheça a seleção de saias semitransparentes da NiO, para aderir a uma das tendências deste verão.