As Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço estão de volta entre os dias 6 e 15 de setembro. Com mais de 100 anos de tradição, estas festividades são, sem dúvida, o evento mais importante da região — capaz de atrair milhares de turistas no final do verão.
Desde 2015 que o município assumiu a organização das Festas. “O objetivo é diversificar e enriquecer a programação das festas e desenvolver um trabalho de integração ativa de todas as associações de cultura e recreio do concelho na preparação do evento, bem como das Juntas de Freguesia de Sobral, Santo Quintino e Sapataria. Esta mudança teve como objetivo não só ampliar a oferta de espetáculos e atividades, mas também promover um maior envolvimento das diversas coletividades locais, empresas e forças vivas do Concelho, valorizando o contributo de cada uma para o sucesso da festa”, explica o presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino à New in Oeste.
As tradições tauromáquicas, que sempre tiveram um lugar especial na agenda, continuam a ser um dos pontos altos da festa. Ao mesmo tempo, estão planeadas iniciativas para as famílias e jovens de Sobral de Monte Agraço. O Palco Sobral vai ser montado junto à estação rodoviária, para receber os principais concertos desta edição, todos com entrada gratuita. Cuca Roseta, Miguel Azevedo, Calema e Buba Espinho são os cabeças de cartaz.
“Atualmente, este evento é uma referência incontornável na região Oeste, refletindo a identidade social e a memória coletiva dos sobralenses. Além disso, as Festas e Feira de Verão desempenham um papel crucial na dinâmica de entidades públicas e privadas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico local”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal.
Tal como nos anos anteriores, a Praça Dr. Eugénio Dias será o epicentro das tradicionais largadas de toiros. Por outro lado, a Praceta 25 de Abril vai acolher a quermesse, a Feira de Saberes e Sabores e alguns concertos mais intimistas. As famílias com crianças devem deslocar-se para o Parque Verde das Bandorreiras e para a Praceta António Luís Borges, que vão ter atividades para toda a gente. Finalmente, o Cine-Teatro e a Biblioteca Municipal terão em cena peças de teatro, cinema e algumas exposições.
“As festas representam muito mais do que uma ocasião de entretenimento”, confessa o autarca. “São um momento de celebração coletiva que reforça a identidade e a coesão social da comunidade. É a altura do ano que muitos, que vivem fora, regressam à vila e em que se recebe os “vizinhos”. Porém, cada vez mais, as festas ultrapassam os limites do concelho e da região, afirmando-se como um evento atrativo para pessoas das mais variadas origens”.
Quem vai tocar nas Festas de Sobral Monte Agraço
Dia 6: Cuca Roseta com homenagem a Zeca Afonso (22h30)
Dia 7: Sangre Ibérico (22h30)
Dia 8: Espetáculo Equestre Liberdade (21h30)
Dia 9: Calema (22h30)
Dia 10: Banda de Música da Santa Casa da Misericórdia (22h30)
Dia 11: Miguel Azevedo (22h30)
Dia 12: Noite de Fados (21h30)
Dia 13: Buba Espinho (22h30)
Dia 14: Teatro Comédia “O Último Fecha a Porta”.
Carregue na galeria para saber mais sobre a vila do Sobral de Monte Agraço e os artistas que vão passar pelas Festas e Feira de Verão.