na cidade

Caldas da Rainha vão ter um novo bairro comercial “dentro de 3 meses”

O objetivo deste projeto inovador é modernizar o comércio local sem perder a identidade da cidade.
Inovação, tradição, dinamismo.

O novo Bairro Comercial Caldas da Rainh@ é uma plataforma digital que irá reunir vários comerciantes da cidade para “criar fontes alternativas de receita e atrair novos públicos”. O marketplace que irá permitir aos comerciantes vender os seus produtos online deverá estar a funcionar “dentro de três meses”, anunciou a gestora do projeto, Sara Lopes, na apresentação do projeto, a 7 de março.

A iniciativa abrange uma área de 26 hectares no centro histórico das Caldas da Rainha, onde já foram identificadas mais de 500 atividades económicas. No entanto, está aberto a todos os comerciantes da cidade, independentemente da localização dos seus estabelecimentos.

Este é um dos 95 bairros comerciais digitais aprovados no País, na sequência de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Associação Empresarial da Região Oeste e a Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste.

Inspirado na visão empreendedora da Rainha D. Leonor e na tradição comercial da icónica Praça da Fruta, o Bairro Comercial Caldas da Rainh@ alia história, cultura, turismo e inovação. Até junho, serão também instalados cacifos inteligentes em três pontos estratégicos da cidade para recolha de encomendas, com opções refrigeradas para produtos perecíveis.

Além disso, será implementado um sistema de mapeamento de estacionamento e análise de fluxo de visitantes, melhorando a experiência de compra e a rede pública de internet será reforçada para garantir melhor conetividade.

A capacitação dos comerciantes será um dos pilares do projeto, com 20 ações de formação gratuitas e certificadas, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Os cursos, que arrancam em abril, incluem temas como marketing digital, redes sociais, técnicas de venda e atendimento ao cliente. As formações decorrerão em horário pós-laboral (entre as 19 e as 22 horas), tanto presencialmente como online. As inscrições já estão abertas. 

O objetivo do projeto, sublinha a gestora, é “equilibrar inovação e tradição, garantindo que o comércio local se adapta às novas exigências do mercado sem perder a sua identidade”. Sara Lopes sublinha a importância do Bairro Comercial Caldas da Rainh@ com a necessidade de “responder a desafios como a concorrência de grandes superfícies, a digitalização e mudança de hábitos de consumo”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Bairro Comercial Caldas Da Rainh@ (@caldasbairrocomercial)

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA