Alenquer vai regressar ao século XIX e percorrer os vários locais da cidade por onde as tropas de Napoleão Bonaparte passaram durante as Invasões Francesas. A visita guiada esta marcada para o próximo sábado, 1 de novembro, com ponto de encontro no Centro de Interpretação do Pintar e Cantar dos Reis e hora de partida prevista para as 10 horas.
Intrínsecas à história do concelho, as invasões francesas remontam a outubro de 1810, quando os franceses decidiram tomar de assalto o território da região do Oeste. Após saírem derrotadas de Buçaco, as tropas de Napoleão Bonaparte decidiram seguir o seu caminho para sul, acabando por chegar assim ao território de Alenquer, por onde ficariam até 14 de novembro desse mesmo ano.
Com diversos pontos obrigatórios de visita, esta rota organizada pelo município de Alenquer irá passar pelo Museu do Vinho e pelo Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, para além da Igreja do Espírito Santo. O roteiro termina com uma visita à Capela de São Sebastião, oferecendo assim a todos os participantes uma viagem completa pela história, cultura e património do concelho de Alenquer.
A iniciativa, apesar de ser gratuita, requer uma inscrição obrigatória, existindo a possibilidade da mesma ser realizada online. Numa tentativa de aproximar a comunidade do seu passado histórico, todos os presentes terão a oportunidade de aprender mais sobre o que foi a terceira e última tentativa de Napoleão Bonaparte para subjugar Portugal, no contexto da Guerra Peninsular.

LET'S ROCK






