fit

Rastreio gratuito do cancro da mama volta às Caldas da Rainha

Destina-se a mulheres entre os 50 e os 69 anos. A unidade móvel vai passar por quatro freguesias do concelho e pelo centro da cidade.
Aposte na prevenção.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama, realizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), é um rastreio de base populacional, feito em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde e em conformidade com as Diretrizes Europeias para o Rastreio do Cancro da Mama. Este rastreio organizado, que decorre de dois em dois anos, é mais eficaz do que o rastreio não organizado e não monitorizado, gerando melhores resultados no combate à doença.

A LPCC destaca a importância da realização do rastreio com profissionais altamente qualificados, como médicos e técnicos especializados que, devido à sua experiência diária e foco constante neste tipo de exames, estão mais capacitados para identificar qualquer alteração. A natureza deste rastreio assegura uma maior rapidez entre o diagnóstico e o tratamento, possibilitando a identificação precoce de lesões pré-malignas ou malignas em estádios iniciais, o que permite um tratamento mais atempado e com maiores probabilidades de sucesso.

O rastreio destina-se a mulheres entre os 50 e os 69 anos, sem quaisquer sintomas, sem próteses mamárias, que não tenham realizado mastectomia nem tenham tido cancro da mama anteriormente. Se preenche os requisitos mencionados, irá receber uma carta postal a convidá-la para realizar o rastreio.

No entanto, também se pode dirigir a uma Unidade Móvel da LPCC ou agendar o exame através dos contactos 245 009 299 ou 915 999 890 ou email rcm.admin@nullligacontracancro.pt. A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC–NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde, irá promover um conjunto de rastreios gratuitos no concelho de Caldas da Rainha.

O rastreio será realizado na Unidade Móvel da LPCC entre os dias 15 de outubro de 2024 e 10 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das nove às 13 horas e das 14 horas às 17h30. Entre os dias 15 a 22 de outubro, será feito no Nadadouro, próximo da Junta de Freguesia, e de 24 de outubro a 6 de novembro, em Salir de Matos, junto à Associação de Solidariedade e Educação.

A partir de 8 até 14 de novembro será a freguesia de Santa Catarina, junto à Junta de Freguesia, a receber a unidade móvel. A última freguesia a receber os rastreios será a de Alvorninha, perto da Junta de Freguesia, de 18 a 27 de novembro.

A partir de 29 de novembro até 10 de fevereiro de 2025, a unidade móvel vai estar nas Caldas da Rainha, junto ao Centro de Saúde, na Rua do Centro de Saúde. Estas unidades móveis de rastreio da LPCC estão equipadas com mamógrafos digitais de última geração, que permitem uma melhor qualidade de diagnóstico e contam com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama, pronta para a receber.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA