fit

O retiro de ioga e meditação na Índia de Inês e Cuca Roseta está quase esgotado

Guiado pelas irmãs, este luxuoso programa decorre de 28 de janeiro a 10 de fevereiro de 2025, entre Goa e Kerala.
As irmãs partilham a filosofia de vida do ioga e meditação.

Quando está a precisar de desligar, de desacelerar e ter alguns momentos só para si, o ioga pode ser uma boa solução. A prática milenar que trabalha o corpo e a mente tem vários benefícios, tais como a redução da ansiedade. O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas pode ser dado já no Brave Retreat India.

Este retiro é organizado por Inês e Cuca Roseta e decorre entre 28 de janeiro e 10 de fevereiro de 2025. O programa inclui ioga, fado, meditação, mantras, praia e ayurveda, entre Goa e Kerala.

As irmãs Roseta são caras bem conhecidas na Foz do Arelho. Com uma costela caldense do lado materno da família, são presença assídua no areal da Foz no verão e na região durante todo o ano.

Inês tem 46 anos, é professora de Ashtanga Yoga e Meditação YogaTerapia com especialização em anatomia funcional. Dá aulas presenciais em Cascais e online. A fadista Cuca Roseta (42 anos), que em 2024 celebra 15 anos de carreira, atua em dezembro na MEO Arena, em Lisboa, num espetáculo que vai encerrar as comemorações deste aniversário.

No início do próximo ano, ambas vão regressar à Índia, para renovar energias e levarão um grupo, que ainda tem algumas vagas por preencher e do qual pode fazer parte. O retiro é organizado pela Macro Viagens, uma agência com a qual já trabalharam e que conta com mais de dez anos de experiência a viajar para o Oriente, sobretudo Índia.

“Em 2023 fomos juntas à Índia. Foi uma experiência tão emocionante e impactante para nós duas, que decidimos logo, que iríamos voltar e organizar um grupo para que mais pessoas pudessem vivenciar a magia da Índia”, contam as anfitriãs.

O desejo realizou-se, ainda no final do mesmo ano, voltaram e não foram sozinhas. “Levámos 22 pessoas, num programa organizado por nós em parceria com dois magníficos professores de ioga (e amigos). Foi uma viagem enriquecedora e profunda, no norte da Índia”, acrescentam.

Ir à Índia é sempre uma viagem muito transformadora e para esta segunda edição prepararam um programa muito especial, com início numa praia paradisíaca no sul de Goa. O grupo ficará instalado num eco-resort de luxo rodeado de vegetação com vista para o mar.

Nestes primeiros dias será tempo para relaxar, parar e descansar. O dia começa com a prática de ioga com vista para o mar, guiados pela professora Inês. O relaxamento será ao som do mar e mantras cantados por Cuca.

O resto do dia será para aproveitar a praia, a natureza exuberante, dar mergulhos no mar Arábico, fazer caminhadas, ler, descansar ou visitar a vila local próxima. O dia termina a meditar, tendo como pano de fundo o incrível pôr do sol de Goa.

Ainda em Goa, mas já para norte, ficarão instalados também num hotel de luxo, na cidade. Nesta edição, estão previstas várias visitas culturais a igrejas, edifícios e monumentos marcados pela cultura portuguesa. A visita a Goa culminará com um concerto de Cuca Roseta, que será acompanhada dos seus músicos portugueses e também por locais.

A segunda semana será passada no estado de Kerala, onde ficarão instalados num boutique hotel, em Kochi. Esta é uma cidade com muita história e influência colonial, a primeira feitoria portuguesa onde a herança é evidente em todo o património histórico e cultural.

Os últimos quatro dias serão numa clínica Ayurveda, medicina tradicional indiana, com massagens, tratamentos naturais, ioga e meditação que vão rejuvenescer o corpo e o espírito. O grupo terá, no máximo, 20 participantes. As candidaturas devem ser feitas através do email brave.retreat.india@nullgmail.com. Posteriormente, será contactado pela organização para uma entrevista.

Já restam poucas vagas para esta experiência, que custa 3390€. No preço não estão incluídos os voos internacionais e visto, assim como as bebidas (mesmo nas refeições indicadas no programa), as entradas em monumentos, templos, os tratamentos extra no Centro Ayurveda e despesas pessoais como lavandaria ou donativos. Pode consultar o programa completo online.

Carregue na galeria para ver como foi a primeira edição deste retiro.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA