fit
ROCKWATTLET'S ROCK

fit

O passeio pela Lagoa de Óbidos para observar aves migratórias

A caminhada será guiada por um ornitólogo e dará a conhecer as espécies que circulam pela região durante as suas deslocações.

A época de migração outonal já começou e esta é a altura perfeita para observar as milhares de aves de múltiplas espécies que se encontram a migrar ao longo do nosso país. É precisamente isso que poderá fazer no próximo sábado, dia 8 de novembro, graças à caminhada “Aves Aquáticas na Lagoa de Óbidos”, organizada pela Associação PATO, no âmbito do projeto BioLagoa de Óbidos.

O passeio será guiado por Helder Cardoso, ornitólogo, que dará a conhecer todas as espécies de aves que forem avistadas durante a atividade. Os participantes poderão ter oportunidade de observar garças, abibes, pernilongos, maçaricos, borrelhos e flamingos, que integram o ecossistema da região durante as suas deslocações migratórias.

A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa, sendo um dos melhores locais para observar aves aquáticas, entre a foz do Mondego e o estuário do Tejo. Este lençol de água, em conjunto com a Reserva Natural Local do Paul de Tornada, é considerada a zona húmida de maior relevância ecológica da região Oeste, formando um corredor ecológico para dezenas de espécies de aves.

Com partida marcada para as 9h30, no Cais Palafítico da Barrosa, em Nadadouro, o começo da caminhada está previsto para as 9h30, sendo que deverá durar até às 12h30. Aos participantes aconselha-se que levem roupa e calçado adequados, para além de binóculos e máquina fotográfica para aqueles que desejam ver e capturar as aves que vão encontrando.

A participação no passeio é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória que deverá ser realizada até às 15 horas de sexta-feira, 7 de novembro, através do formulário disponível online ou contactando a Associação PATO (262 881 790 ou 934 898 707).

ARTIGOS RECOMENDADOS