Assadas, cozidas, como entrada, acompanhamento ou sobremesa, as castanhas são um alimento versátil. Símbolo do outono, dão sabor a diferentes receitas para os mais variados gostos e têm o bónus de serem bastante ricas do ponto de vista nutricional.
Compostas por minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio, têm também fibras benéficas para os intestinos, ajudam a regular os níveis de colesterol, são fonte de vitaminas do complexo B e uma boa fonte de energia, isenta de glúten, podendo ser também consumidas por celíacos.
No entanto, quando decide introduzi-las em receitas doces, é preciso ter atenção aos ingredientes utilizados (e às quantidades) para que os níveis de açúcar, por exemplo, não bloqueiem os benefícios
O ideal é escolher alternativas mais saudáveis e que se enquadrem dentro dos desejos da época. E não há nada melhor, quando deixem as temperaturas e os dias se tornam cinzentos e chuvosos, do que apostar num bolo caseiro que espalhe o aroma pela casa. Sugerimos que experimente o bolo de castanhas criado pela nutricionista Ana Bravo, que evita a farinha de trigo e não utiliza açúcar de todo.
A receita foi partilhada no site da profissional “Nutrição com Coração”. Pode também segui-la no Instagram e aproveite para conhecer o seu podcast, chamado, “Açúcar e Sal”, que recentemente se juntou à lista de podcasts da NiTfm.
Tome nota dos ingredientes necessários e do método de preparação da receita, que pode servir aos seus convidados numa festa de São Martinho, por exemplo.
Do que precisa
— 250 gramas de puré de castanha
— 3 ovos
— 1 colher de sopa de stevia
— 2 colheres de sopa de azeite
— “farinha” de amêndoa q.b.
Como se faz
Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Numa taça, misture as gemas com a stevia a gosto. Adicionei o azeite, o puré de castanhas já feito previamente e envolva as claras. Coloque o preparado numa forma untada com creme vegetal e a “farinha” de amêndoa. Polvilhe com um pouco mais de “farinha” e leve ao forno a cozer durante cerca de 40 minutos (ou até estar dourado e o palito sair limpo).
Leia também este artigo da NiT e fique a conhecer a técnica perfeita para fazer as melhores castanhas assadas em casa.
Carregue na galeria para conhecer nove receitas de sopas cremosas que pode fazer lá em casas nestes dias chuvosos.

LET'S ROCK







