fit

Entre trilhos e asfalto, já se circula na rota “Caminhos da Rainha”

A nova rede de percursos, de 650 quilómetros, estimula a prática de atividade física ao ar livre no concelho das Caldas da Rainha.
Sozinho ou em família.

O Município de Caldas da Rainha inaugurou a Rede de Percursos “Caminhos da Rainha” no passado domingo, dia 29 de setembro, no Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho. A iniciativa resulta do projeto que a autarquia caldense iniciou em 2021, intitulado “Criação e requalificação de espaços de prática de desportos de natureza”, concretizado em parceria com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Instituto Politécnico de Santarém).

A autarquia investiu fortemente nesta rede que apresenta um total de 672 quilómetros, devidamente assinalados, entre percursos pedestres (87 quilómetros), de trail running (115 quilómetros), de BTT (154 quilómetros) e de ciclismo de estrada (316 quilómetros). A principal implantação decorre nas freguesias de Alvorninha (63,6 quilómetros), Foz do Arelho (81 quilómetros), Nadadouro (81 quilómetros), N.ª Sr.ª do Pópulo, Coto e S. Gregório (59 quilómetros), Tornada e Salir do Porto (128 quilómetros) e St. Onofre e Serra do Bouro (151 quilómetros).

Há percursos com diferentes graus de dificuldade.

Numa primeira fase do projeto fez-se o levantamento e avaliação dos percursos pedestres, de trail running e clicáveis existentes e por criar, bem como a identificação de instalações desportivas radicais (IDR), como paredes de escalada. Após esse processo, realizou-se a georreferenciação do início e fim de cada percurso, com a identificação da sua distribuição pelas diversas freguesias do concelho.

Estes trabalhos tiveram como resultado uma proposta apresentada no início de 2022, que se concretizou ao longo dos últimos dois anos, seguindo-se, em 2024, os trabalhos de instalação de toda a sinalética envolvida, após a devida limpeza de cada percurso, com o envolvimento das Juntas e Uniões de Freguesia.

A rede obteve a homologação de todos os percursos por parte das federações respetivas, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Sob o mote “Do Asfalto ao Trilho, a Rainha convida-te a pedalar”, na inauguração, foram apresentados os percursos de BTT e Ciclismo de Estrada, sob orientação da Associação de Escolas de Ciclismo do Oeste (AECO) e da Sociedade de Instrução e Recreio – Pimpões.

Durante o mês de outubro, serão abertos os percursos pedestres e de trail running, com o apoio das juntas e uniões de freguesia e associações locais. Com estas infraestruturas já não há desculpa para ser sedentário.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA