fit

“Caminhos da Rainha”: há novos percursos para os fãs de caminhadas e trilhos na região

Após a inauguração da Rota da Lagoa, serão apresentados, até ao final do ano, mais três propostas nas Caldas da Rainha.
Divirta-se.

O Município de Caldas da Rainha dá início a um novo capítulo na promoção do turismo e bem-estar, com a inauguração da rede de percursos pedestres “Caminhos da Rainha”. O projeto, que procura oferecer aos residentes e visitantes a oportunidade de explorar as paisagens naturais do concelho de uma forma ativa e sustentável, tem início no próximo domingo, 10 de novembro, às 9 horas, na freguesia do Nadadouro.

A parceria entre a Câmara Municipal e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Instituto Politécnico de Santarém), trouxe ao terreno um projeto que promete dar muito que falar. O programa “Criação e Requalificação de Espaços de Prática de Desportos de Natureza”, lançado em 2021, já começa a dar frutos com a criação de uma rede de percursos pedestres e cicláveis, que incentivem a prática de atividades ao ar livre, aproveitando o que de melhor Caldas da Rainha tem para oferecer.

Com a rica biodiversidade da região e os seus muitos pontos de interesse ambiental, este projeto é o convite perfeito para quem adora estar em contacto com a natureza, seja para uma caminhada relaxante ou para um pedal cheio de adrenalina. Em 2024, os trilhos e percursos estão prontos para ser explorados por quem procura saúde, bem-estar e, claro, diversão ao ar livre.

No arranque deste projeto, a equipa meteu mãos à obra para mapear os trilhos pedestres, os percursos de trail running e outros trajetos acessíveis, bem como identificar zonas para a prática de desportos radicais, como paredes de escalada. A fase inicial incluiu uma avaliação detalhada de cada percurso, que foi então georreferenciado para registar a posição exata de início e fim, com especial atenção à distribuição por todas as freguesias do concelho.

O trabalho rendeu uma proposta sólida que foi apresentada no início de 2022, e que, com o passar dos dois anos seguintes, se foi tornando realidade. Em 2024, deu-se o pontapé final na instalação da sinalética em todos os percursos, após uma limpeza cuidadosa de cada caminho. Para isso, contou-se com a colaboração das Juntas e Uniões de Freguesia, garantindo que tudo fosse feito com qualidade e empenho.

O objetivo é claro: criar uma rede de percursos acessíveis e desafiantes para todos, desde os corredores e caminhantes aos fãs de desportos radicais, tudo isto integrado numa paisagem espetacular e com um toque de adrenalina. O futuro é agora e é para quem gosta de pôr os pés e as mãos à prova.

A inauguração deste domingo, dia 10, marca o início de quatro percursos pedestres que serão realizados ao longo de novembro e dezembro, com caminhos que variam em distância e grau de dificuldade. O primeiro será a PR7 Rota da Lagoa de Óbidos, com 12,8 quilómetros, que começa na Junta de Freguesia do Nadadouro, e promete deslumbrar os participantes com vistas sobre a famosa Lagoa de Óbidos.

Novos percursos:

17 de novembro: PR4 Rota da Boavista, com 7,2 quilómetros, partindo da Junta de Freguesia de Serra do Bouro.

1 de dezembro: PR2 Rota do Paúl de Tornada, com 3,5 quilómetros, que começa na Reserva Natural do Paúl de Tornada.

 8 de dezembro: PR1 Rota da Barragem (três quilómetros) e PR5 Rota de Alvorninha (9,3 quilómetros), que têm início no Pavilhão Multidesportivo D. José Policarpo.

Esta rede, que já conta com a inauguração de percursos cicláveis desde setembro, promete ser um excelente atrativo para quem procura atividades desportivas ao ar livre, com opções que agradam tanto a iniciantes quanto a caminhantes mais experientes.

Com a criação da rede “Caminhos da Rainha”, Caldas da Rainha reforça o seu compromisso em promover a saúde e o contacto com a natureza, enquanto valoriza o turismo sustentável. Para mais informações sobre os percursos e a agenda completa, os interessados podem contactar a Unidade de Desporto da Câmara Municipal através do e-mail desporto@nullmcr.pt ou pelo telefone 912 548 883.

Se é adepto de caminhos de asfalto pode conhecer estes e outros percursos na região com estas fantásticas bicicletas elétricas. Carregue na galeria e conheça estas máquinas.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA