cultura

Sapatos originais de “O Feiticeiro de Oz” foram leiloados por mais de 32 milhões

Os pares rubi são sempre um sucesso nos leilões. Leonardo DiCaprio e Steven Spielberg comparam um em 2012.
O leilão foi um sucesso.

Os sapatos de rubi de “O Feiticeiro de Oz” tornaram-se numa das peças mais icónicas da história do cinema, símbolo do impacto de um dos primeiros filmes a cores na indústria cinematográfica. Não é de admirar que sejam um dos artefactos mais cobiçados pelos colecionadores.

Este sábado, 7 de dezembro, um par dos sapatos usados por Judy Garland no clássico de 1939 foi arrematado por impressionantes 32,5 milhões de euros num leilão da Heritage Auctions, em Dallas, nos Estados Unidos. O valor inicial do lote era de 2,8 milhões, mas o interesse de colecionadores elevou-o a números recorde.

“Não há comparação entre os sapatos rubi da Judy Garland e qualquer outro artigo de memorabilia de Hollywood. Este valor reflete o quão importante o cinema é para os nossos colecionadores”, afirmou Joe Maddalena, vice-presidente da Heritage Auctions.

Este valor ultrapassa, de longe, os montantes registados em leilões anteriores. Em 2000, outro par foi vendido por cerca de 650 mil euros. Mais tarde, em 2012, Steven Spielberg e Leonardo DiCaprio adquiriram outro par por dois milhões de euros, que posteriormente doaram ao Academy Museum of Motion Pictures, em Los Angeles.

Os sapatos, além de serem um marco sentimental e histórico — usados por Judy Garland no papel de Dorothy Gale —, protagonizaram casos mediáticos. Em 2005, um exemplar foi roubado enquanto estava em exposição no Museu Judy Garland, no Minnesota. Durante 13 anos, o seu paradeiro foi um mistério, até serem recuperados em 2018.

O responsável pelo roubo, Terry Jon Martin, de 77 anos, foi formalmente acusado em 2023. Martin vive em Grand Rapids, a cidade natal de Judy Garland, onde o crime ocorreu. A recuperação deste par contribuiu ainda mais para aumentar o fascínio e o valor atribuído a estes icónicos sapatos de rubi.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA