cultura

Pode conhecer os vencedores do Prémio Camões nesta mostra gratuita em Torres Vedras

Os 35 cartazes expostos na biblioteca da cidade anunciam cada vencedor desde a primeira edição de 1988.
Chico Buarque venceu em 2019.

O Prémio Camões, instituído em 1988 por Portugal e pelo Brasil, com o objetivo de estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e enriquecer o património literário e cultural da língua portuguesa, é o prémio de maior prestígio da língua portuguesa. A Exposição Prémio Camões está aberta ao público na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, até dia 28 de setembro.

A mostra gratuita, organizada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, conta com 35 cartazes dedicados a cada um dos vencedores do Prémio Camões, que vão incluir pequenos textos bibliográficos e destaque para algumas obras mais emblemáticas, que acompanham cada fotografia dos autores.

Entre os vencedores do Prémio Camões, encontramos nomes como Miguel Torga (1989), Vergílio Ferreira (1992), José Saramago (1995), Sophia de Mello Breyner Andresen (1999), Eugénio de Andrade (2001), Mia Couto (2013), Manuel Alegre (2017), Chico Buarque (2019) ou a mais recente Adélia Prado (2024). Cada uma destas distinções serve para prestar, anualmente, uma homenagem à literatura nacional, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.

O júri, reunindo alternadamente em Portugal e no Brasil, integra duas personalidades portuguesas e duas brasileiras, bem como dois representantes dos países de língua oficial portuguesa. Além da homenagem a cada um dos vencedores, a exposição vai incluir um cartaz de abertura, um índice e um texto enquadrador.

Luís Mendonça, doutorado em Ilustração e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, também conhecido como ilustrador Gémeo Luís, foi o responsável pelo design gráfico ao qual deu um tratamento gráfico que possibilita uniformizar a diversidade das imagens, de forma a chamar a atenção do público pouco familiarizado com o Prémio Camões. Inicialmente, a exposição tinha sido preparada para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorreu em julho de 2022, e para a qual Portugal foi o País convidado de honra.

Carregue na galeria e conheça melhor alguns dos vencedores do Prémio Camões.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA