Não é raro termos a perceção de que conhecemos bem a nossa terra, as suas gentes e negócios, mas será realmente verdade? É a pergunta que Cláudia Henriques, de 41 anos, da loja do Sr. Jacinto, nas Caldas da Rainha, lança no podcast “Achas que conheces?”.
O projeto dá a conhecer agentes dinamizadores e de impacto do concelho das Caldas, seja a nível intelectual, cultural, económico ou mesmo altruístico (no caso do voluntariado). “Caldas é uma cidade tão pequena, em que toda a gente acha que conhece toda a gente, mas, no fundo, não é essa a realidade, porque todos temos as nossas histórias por detrás”, começa por explicar a gerente da loja do Sr. Jacinto, formada em marketing.
“Somos muito mais do que uma empresa, muito mais do que um nome, e pretendia que as pessoas humanizassem estes negócios, que se conhecessem muito melhor, que tivessem uma outra visão do que às vezes aparenta ser e não é”.
O primeiro episódio foi para o ar em março deste ano e, desde então já foram emitidos 24: um por semana. Cláudia explica que tudo começou com no evento, “Ficas”, dinamizado pelo Silos Contentor Criativo, que dava a conhecer cinco pessoas que “faziam a diferença” no seu território, no âmbito cultural. “Adorei e, naquele momento, percebi que podia transportar aquele conceito para outro modelo”, revela à NiO.
Como fã de podcasts, pelo seu formato apelativo e potencial didático, não perdeu tempo a “maturar” a ideia e meteu mãos à obra. Elaborou uma lista de pessoas ligadas às Caldas que considerava importantes agentes do concelho. Desde o padre da paróquia das Caldas, passando por comerciantes, artesãos, artistas, dinamizadores de associações de solidariedade social, muitos têm sido os convidados.
Mas Cláudia garante que, mesmo após mais de 20 pessoas convidadas, “ainda estão muitos por convidar, que estão na calha. E depois há projetos emergentes, que vão aparecendo, e vamos chamando essas pessoas”.
Verdadeiro impacto na comunidade
O podcast já tem impactado a comunidade. Archil Shinjikashvili, chef e fundador do restaurante Geo Wine & Supra, foi um dos primeiros entrevistados. Cerca de dois meses mais tarde, foi convidado para participar como chef no evento “Fogo da Terra”, que decorreu na Foz do Arelho.
“A organização [do evento] descobriu a história de Archil no “Achas que Conheces”, que está a dar frutos ao negócio local, e isso é muito importante, que as pessoas se envolvam e que seja uma mais-valia para os projetos e negócios”, salienta a empreendedora.
O projeto procura “aproximar mais as pessoas numa comunidade pequena como a nossa, onde temos tantas PMEs e microempresas, nomeadamente no comércio tradicional”, que não tem passado por tempos fáceis desde a pandemia.
Ainda para mais quando, para Cláudia, “a iniciativa privada é o maior responsável por aquilo que queremos do nosso território. Não podemos estar à espera que o município faça trinta por uma linha. Pode ajudar, mas nas comunidades pequenas como a nossa, com o comércio tradicional muito forte e uma economia com tantas PMEs e microempresas, são as pessoas que fazem a diferença”, defende.
O podcast conta com a parceria do projeto Bairro Comercial, do Município das Caldas, cujo apoio consiste na alocação de jovens estudantes do Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro para gravarem e editarem o podcast, no âmbito do estágio escolar no projeto dos Bairros.
A loja do Sr. Jacinto é uma concept store que serve de montra a uma panóplia de artistas locais e que valoriza a responsabilidade social para com a comunidade onde está inserida. As exposições de vários artistas e a participação no Caldas Late Night, durante três dias em que a loja está encerrada e é ocupada por artistas, são exemplos de como o histórico estabelecimento comercial tem procurado devolver à comunidade o carinho que dela tem recebido, ao longo de quase 140 anos de história.
Pode ver o podcast no Spotify e no Youtube.
Carregue na galeria para conhecer o backstage do podcast e os recantos da concept store.