cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

O filme mais premiado de sempre vai passar na televisão este sábado

Venceu o Óscar de Melhor Filme (e não só) em 2022. Conta com Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis, Ke Huy Quan e Stephanie Hsu no elenco.

Com 411 prémios no currículo, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” tornou-se o filme mais premiado da história do cinema e também um dos mais celebrados de 2022. Este sábado, 25 de outubro, o fenómeno vai passar na televisão, com exibição marcada para as 15h42 no canal AMC.

A longa-metragem segue a história de Evelyn, uma imigrante chinesa nos Estados Unidos, interpretada por Michelle Yeoh. A personagem vê-se envolvida numa missão épica em que só ela pode salvar o mundo. Para isso, tem de atravessar diversos universos paralelos e descobrir as vidas que podia ter vivido.

No elenco juntam-se nomes como Jamie Lee Curtis, Ke Huy Quan e Stephanie Hsu, estes dois últimos foram nomeados para os Óscares de Melhor Ator e Atriz Secundários. A realização e o argumento ficaram a cargo de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, que assinam uma mistura pouco comum de géneros: comédia negra, drama familiar, fantasia, animação e artes marciais.

A crítica não lhe poupou elogios. No “Rotten Tomatoes”, o filme regista uma avaliação de 94 por cento. Foram destacados elementos como a originalidade, os efeitos visuais, a realização, a montagem, o humor e a abordagem a temas como o existencialismo e a identidade asiático-americana.

A aclamação refletiu-se nas grandes cerimónias. Em 2023, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” venceu sete Óscares — Melhor Argumento Original, Melhor Atriz Principal, Melhor Atriz Secundária, Melhor Ator Secundário, Melhor Edição, Melhor Realização e Melhor Filme. A isso juntaram-se quatro SAG Awards, cinco Critics Choice, dois Globos de Ouro e sete BAFTA. Nas bilheteiras, também não ficou atrás: arrecadou 137 milhões de euros com um orçamento de apenas 14 milhões.

Carregue na galeria para conhecer algumas das séries e temporadas que estreiam em outubro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ARTIGOS RECOMENDADOS