Cada rua, esquina ou mesmo as pedras da muralha de Óbidos, têm uma história para contar. As narrativas mais criativas, as histórias dramáticas, os acontecimentos factuais ou da nossa história, como a celebração da liberdade ou a memória do nascimento do pai da nossa língua, preenchem páginas e páginas dos livros que fazem parte do repertório do Fólio.
É sob o mote da “Inquietação” que acontece a nona edição do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos. O evento decorre de 10 a 20 de outubro e assinala, principalmente, a comemoração dos 50 anos do 25 de abril e dos 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões.
Com cerca de 90 mil visitantes em 2023, o evento regressa com a programação mais vasta de sempre, com quase 600 iniciativas, entre mesas de autor, conversas, lançamentos de livros, apresentações, tertúlias, masterclasses, exposições e seminários. O programa de atividades conta, igualmente, com um Eco Mercado, um Planetário, um espaço MyMachine e um espaço Sustentabilidade.
View this post on Instagram
A New in Oeste falou com Margarida Marques, vereadora da cultura do município de Óbidos, que destacou a “universalidade” da programação. “Respira a inquietação permanente do escritor e o empolgamento do leitor, numa comunhão feliz que se concretiza numa obra literária. Óbidos foi, no passado, um destino de artistas das mais diversas áreas e queremos também fazer jus a esse passado, dinamizando grandes eventos como o Fólio, que coloca a literatura no centro do nosso pensamento ao longo destes 11 dias e não só”, acrescentou.
“O Fólio é um evento consolidado em termos nacionais e internacionais, uma referência no que diz respeito aos festivais literários e que tem um público fiel. Este ano, procurámos apresentar uma programação eclética, reforçando a ligação à sociedade civil e à comunidade educativa, com inúmeras atividades e muitos atrativos”, explica o presidente da Câmara de Óbidos. Filipe Daniel sublinha que este é “um evento catalizador e que reforça a aposta no município na defesa do estatuto de Óbidos Cidade Literária”, atribuído pela Unesco.
Nos destaques da programação, está o lançamento de “História Global da Literatura Portuguesa”, obra com direção de José Eduardo Franco, Annabela Rita, Miguel Real e Isabel Ponce de Leão que analisa um arco temporal de mais de 800 anos, desde a Idade Média até à atualidade.
Em termos de animação, destaca-se a parceria com a Fundação Inatel para a realização de concertos com jovens, que tem continuidade, tal como o tradicional espaço Boémia e a participação de mais de 100 ilustradores em várias atividades. O público pode, ainda, seguir viagem na Carrinha do Desassossego, com 19 iniciativas em itinerância pelo concelho e beneficiar dos eventos que decorrerão, pela primeira vez, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.
Um festival dentro do festival
O Fólio Educa apresenta uma oferta muito diversificada e apelativa para toda a comunidade educativa da região. Para isso, serão entregues vouchers escolares para a aquisição de livros, procurando estimular a leitura e a visita ao festival. Mantendo a estratégia de aproximação à comunidade educativa, o Fólio Educa propõe 260 iniciativas, com 160 participantes de nacionalidade portuguesa, brasileira, e ainda convidados de Espanha, Inglaterra e Itália.
O Fólio Autores organiza 14 mesas, com 39 intervenientes, entre 22 autores internacionais, três autores nacionais e 14 moderadores. Está garantida a presença de nomes premiados como Maaza Mengiste, Andrey Yuryevich Kurkov ou Eleanor Catton, a mais jovem premiada de sempre do Booker Prize, em 2013. Ricardo Araújo Pereira, presença assídua no festival, vem apresentar novas obras.
No Fólio BD, estão agendadas sete iniciativas e cinco ilustradores, com a novidade da realização de duas mesas redondas. O Palco Inatel acolhe um total de sete concertos, com destaque para o espetáculo “Entre Nós”, que apresenta talentos emergentes num concerto no dia 13 de outubro.
Quanto ao Fólio Boémia, reúne um total de 13 concertos e duas itinerâncias com as Bandas Filarmónicas locais, prometendo envolver a comunidade com o evento. O Fólio Mais é, em 2024, mais uma vez um dos principais atrativos do festival, com 120 mesas, conversas, lançamento, apresentações, tertúlias, debates, sessões, masterclasses.
Um dos grandes destaques é a presença de Conceição Evaristo, uma ativista da cultura negra no Brasil que se destacou nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio. Elvis Guerra, Verenilde Pereira, Carola Saavedra, Cebaldo Inawinapi, Ana Paula Tavares, Ellen Lima Wassu, Nieves Neira Roca, Kaká Werá, Juan Carlos Galeano, Yara Monteiro, Gisela Casimiro, João Barrento e Nieves Neira Roca são outros nomes em destaque.
Ao Fólio Ilustra acorre uma centena de ilustradores ao PIM!, que se divide em 24 iniciativas, com oficinas, mesas e lançamentos, concertos e um Mercado do Objeto Inquieto/Feira de Autor, que decorrerá no primeiro fim de semana do festival. Este ano, as 27 exposições significam um recorde para o festival. A iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Óbidos, da empresa municipal Óbidos Criativa, da Fundação Inatel, da Ler Devagar, com o apoio do Turismo de Portugal.
Carregue na galeria e conheça um pouco melhor a programação do festival.