O Cistermúsica, que decorre entre 28 de junho e 3 de agosto, apresenta desde programas mais intimistas, como recitais e música de câmara, até grandes concertos sinfónicos na Cerca do Mosteiro de Alcobaça. No maior palco do festival, poderá ouvir a Sinfonia n.º 5 e a Sinfonia n.º 6 — A Pastoral de Beethoven, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra XXI, respetivamente, a Suite de Cavaleiro da Rosa de Strauss, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Sinfonia n.º 10 de Shostakovich, pela Alto Minho Youth Orchestra, entre outras obras do grande repertório sinfónico e de compositores que estarão em destaque.
É o caso de Joly Braga Santos, cujo centenário se celebra, e que é autor da Cantata Cénica “Dom Garcia”, outro ponto alto da programação principal. Com libreto de Natália Correia e David Mourão-Ferreira, esta obra estreou em 1971 no Festival de Vilar de Mouros. No dia 7 de julho, a sua reposição conta com uma grande produção que apresenta centenas de elementos em palco, incluindo a Banda Sinfónica da PSP e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat.
Por sua vez, na programação Outros Mundos, a cabeça de cartaz é a famosa cantora brasileira Adriana Calcanhotto que, acompanhada de uma banda de músicos de renome, apresenta o espetáculo “Errante” no Claustro do Rachadouro no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, a 6 de julho.
Num ambiente mais descontraído, vai poder assistir a espetáculos como o “Private Reasons”, de Bruno Pernadas, ou “Mongrel” pelo trio de Mário Laginha com o pianista Vasco Dantas. Para ver e ouvir no palco “Bosque do Mosteiro”, encontra uma programação para todos os sábados com entrada livre.
Para os restantes concertos, os bilhetes podem ser adquiridos online ou na Academia de Música de Alcobaça. Este ano, os espectadores podem beneficiar da compra de um passe para os concertos sinfónicos ou dos packs de oito ou 16 bilhetes, ideais para famílias e grupos, para um ou para mais do que um concerto. A programação está disponível online.