Esta quinta-feira, 28 de novembro, a biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) recebe a exposição “74 x Caldas — Uma Ideia Clara?”. A iniciativa propõe uma viagem pelos 74 anos de criação artística nas Caldas da Rainha e revisita histórias que marcaram o cenário cultural local, entre 1950 e 2024.
O percurso começa pelas 16 horas, na biblioteca da ESAD..CR, na Rua Isodoro Alves de Carvalho, Campus 3, com uma instalação inédita de Carlos Bungae. Segue para o Centro de Artes, na Rua Dr. Ilídio Amado, às 17 horas, com paragens no Museu Leopoldo de Almeida, Atelier-Museu António Duarte e Espaço Conca.
A exposição mergulha na identidade e na memória da arte produzida nas Caldas da Rainha, uma cidade que tem sido um centro importante para a criação artística ao longo dos anos. Para contar essa história, são apresentadas 43 obras da Coleção Caixa Geral de Depósitos (CGD), que inclui peças de 25 artistas consagrados como Ana Vidigal, Pedro Cabrita Reis e Júlio Pomar. Somam-se criações exclusivas de artistas ligados à ESAD.CR, como Carlos Bungae e os trabalhos dos coletivos Pizz Buin e Sara & André.
A mostra destaca ainda marcos importantes da história local, que ajudaram a definir o cenário cultural da cidade. Espaços como o Estúdio SECLA (1950-60) e eventos como Encontros Internacionais de Arte em Portugal (1977), a Bienal Internacional de Escultura (1985-1997) e o contemporâneo Caldas Late Night (1997-2024) fazem parte dessa cronologia.
Com curadoria dos alunos do segundo ano da licenciatura em Programação e Produção Cultural da ESAD.CR, sob a orientação da professora Lígia Afonso, a exposição faz parte da Agenda Cultural do IPLeiria e estará patente até segunda-feira, 3 de março de 2025.
O horário de visita é de quarta a segunda-feira, das 9 horas às 12h30 e das 15 horas às 17h30, com encerramento às terças e feriados. De 23 de dezembro de 2024 a 1 de janeiro de 2025, a biblioteca da ESAD.CR estará encerrada.