cultura

Isolamento e depressão. Exposição de fotografia premiada chega às Caldas da Rainha

A mostra, da autoria do fotógrafo João Carlos, está patente até ao final do mês na Galeria de Exposições do Espaço Turismo.
Série de fotos premiada "Renaissance Pawtraits".

Nascido em Nova Iorque e filho de pais portugueses caldenses, João Carlos, 47 anos, é um fotógrafo e artista plástico famoso, com uma obra que transita entre a moda e a fine art. Com uma formação em Artes Visuais pelo Ar.Co — Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, desenvolveu uma carreira internacional, conquistando diversos prémios, incluindo o Hasselblad Master Award, em 2010, e o título de Fotógrafo Profissional do Ano em Portugal pela APPIMAGEM, em 2023.

As suas raízes estão profundamente ligadas às Caldas da Rainha, já que foi nesta cidade que deu os primeiros passos na fotografia, com destaque para a passagem pelo jornal local “Tribuna do Oeste”. Esta ligação ficou ainda mais marcada com a atribuição da Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela cidade em 2014, pelo seu contributo significativo às artes visuais.

Com exposições em vários locais diferentes em simultâneo, chega agora às Caldas uma mostra que explora temas profundos da condição humana. As duas séries intitulam-se “Fases de Isolamento” e “Fases de Depressão” e ambas refletem, de forma sensível e impactante, os efeitos emocionais e psicológicos de momentos desafiantes, como o confinamento e a depressão.

Com recurso a imagens envolventes e simbolismos visuais, o artista convida o público a refletir sobre a saúde mental, um tema cada vez mais relevante na nossa sociedade. Com inauguração marcada para sábado, 5 de outubro, pelas 16 horas, na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, é uma oportunidade única para um encontro entre arte, introspeção e bem-estar mental. Recorde-se que a 10 de outubro, quinta-feira, se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental. 

A exposição estará aberta ao público até ao dia 31 de outubro, com entrada gratuita, na Rua Provedor Frei Jorge de São Paulo, 1. A galeria pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 13h10 e das 14 às 16 horas, e aos sábados de manhã entre as 10 e as 13 horas. A mostra será acompanhada por uma conferência especial, com a participação de profissionais de saúde mental que irão debater sobre o impacto da arte na compreensão e tratamento do isolamento e da depressão. 

O fotógrafo, João Carlos.

Sob o tema “Arte e Saúde Mental: Reflexões sobre Isolamento e Depressão”, a palestra está marcada para as 16 horas do dia 19 de outubro, sábado. Ao fotógrafo juntam-se mais três oradores: Rosalinda Chaves, psicóloga e associada do projeto Des.Pho.Co, o vogal da delegação regional do centro da Ordem dos Psicólogos, Sérgio Viana e Miguel Montenegro, psicólogo clínico e ilustrador. Juntos irão explorar este tema destacando a importância da arte como meio de expressão e terapia.

Sobre este projeto

“Fases de Isolamento” é um projeto fotográfico que capta as experiências emocionais durante o confinamento, retratando com profundidade as transições desde a ansiedade inicial até à aceitação e adaptação. A série foi amplamente reconhecida internacionalmente, recebendo prémios prestigiados como o IPA — International Photography Awards e o PX3 — Prix de La Photographie, Paris.

Dando continuidade ao sucesso deste projeto, João Carlos introduz agora “Fases da Depressão”, uma nova série que explora os diversos estágios emocionais da depressão. Esta série pretende consciencializar para complexas experiências relacionadas com a saúde mental, refletindo o compromisso do artista com temas que ressoam profundamente na condição humana.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o trabalho de João Carlos.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA