cultura

Icónico teatro do Bombarral recebe evento que apela à paz

A iniciativa dirigida aos jovens decorre de 27 a 29 de novembro, no Teatro Eduardo Brazão.
É aberto ao público.

O Bombarral foi o palco escolhido para a sexta edição do projeto “Celebrando a Democracia — Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu”. A iniciativa, apoiada pela União Europeia, começou em 2022 e tem como objetivo oferecer aos jovens um espaço onde podem juntar a arte à democracia. Através das peças de teatro, os estudantes partilham os seus sonhos, valores e inquietações sobre o futuro da democracia e dos valores europeus.

O tema deste ano é a Paz. Durante três dias, a vila recebe alunos de Alenquer, Sintra, Serpa, Santiago do Cacém e Mérida (Espanha). A ideia é que todos tenham vários momentos de partilha, ensaios e representações.

No final, o evento encerra com uma apresentação da peça desenvolvida. Além disso, a iniciativa contempla visitas à vila do Bombarral, oficinas de teatro, conversas sobre a paz e convívios entre todos os participantes.

No Teatro Eduardo Brazão, no dia 28 de novembro, quinta-feira, às 17h30, estará em cena a peça “Sem arte não há paz”. É um teatro de sombras, encenado pelo grupo de teatro amador “Os Lendários”, naturais da região.

Esta é uma arte milenar, que surgiu no sudeste asiático, em que se usa uma tela branca com silhuetas de figuras, animais ou objetos. Através das sombras é criado um ambiente que transporta o espectador para um mundo de fantasia.

É também uma boa oportunidade para conhecer o espaço com mais de um século. O equipamento foi inaugurado em fevereiro de 1921 com a comédia “Dom César de Bazan” e, 103 anos depois, recebe uma peça sobre a paz.

O evento culmina com a apresentação das performances dos alunos, no mesmo dia, a partir das 18 horas até às 22h30. No dia seguinte, das 10 às 13 horas, poderá também assistir ao trabalho final dos jovens.  

O evento começa a 27 de novembro, quarta-feira, embora os dias abertos ao público sejam os dois últimos. A participação da comunidade é bem-vinda, mediante inscrição. Para mais informações, pode consultar o Facebook do município ou a página oficial.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA