cultura

Há uma peça de teatro na Lourinhã para mostrar que D. Maria I, afinal, não era louca

O espetáculo está marcado para este sábado, 9 de novembro, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.
Pode ver a peça na Lourinhã.

O público vai ter oportunidade de descobrir um lado desconhecido da rainha D. Maria I no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, na Lourinhã. Frequentemente rotulada como “A Louca”, será agora representada numa peça de teatro que pretende demonstrar que a monarca foi muito mais do que a imagem que ficou distorcida pela História.

A performance teatral criada pelo projeto Papão de Contos, tem como objetivo mostrar D. Maria I como uma mulher que, além dos desafios emocionais e pessoais que enfrentou, se dedicou também às causas sociais do seu tempo e foi uma governante comprometida com o bem-estar do povo. Durante o período em que esteve no trono, a rainha implementou reformas significativas, com um olhar atento às necessidades da população, especialmente nas áreas da educação e da assistência social.

A encenação será uma verdadeira viagem ao passado, onde o público poderá conhecer as ações que marcaram o seu governo, que procurou modernizar Portugal, mantendo uma gestão que unia a sensibilidade e a racionalidade.

A peça, destinada para miúdos com mais de seis anos e famílias, será uma excelente oportunidade para desmistificar a figura histórica de D. Maria I e mostrar às novas gerações a importância de olhar para a história com outros olhos, apreciando as múltiplas facetas de uma figura que, apesar das adversidades pessoais, marcou a História do País.

Poderá, então, assistir ao espetáculo este sábado, 9 de novembro, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, um espaço que, por si só, oferece uma experiência imersiva e educativa, perfeita para contextualizar a época histórica em questão. Através da dramatização e de um elenco envolvente, a performance permitirá que os espectadores entrem na pele da rainha e compreendam as complexidades do seu reinado.

O evento vai contar com 50 participantes, que serão convidados a assistir e interagir com os atores, tornando a experiência ainda mais enriquecedora. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email cibatalhavimeiro@nullcm-lourinha.pt ou pelo telefone 261 988 471.

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA