cultura

Há uma nova exposição de gravura e serigrafia para ver nas Caldas da Rainha

A mostra dos alunos da ESAD.CR está patente no Atelier-Museu António Duarte até final de setembro. A entrada é livre.
É a IX Exposição de Obra Gráfica.

A Escola Superior Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAC.CR, IP Leiria) dispensa grandes apresentações. É das instituições de arte mais conceituadas de Portugal e traz à cidade das Caldas uma identidade sociocultural única, com centenas de alunos de artes do País que aqui residem durante o ano letivo.

Os estudantes do terceiro ano da Licenciatura em Artes Plásticas da Laboratório Avançado em Arte Gráfica viram inaugurada no passado dia 27 de julho, sábado, a mostra de gravura e serigrafia com curadoria da professora Célia Bragança. A exposição, no Atelier-Museu António Duarte, mostra a conclusão dos projetos individuais de obra gráfica original, com base em instrumentos de reflexão sobre o ato criativo consolidados.

Cada estudante tem uma consciencialização plástica/gráfica dos conhecimentos aprofundados nos materiais (matriz), recursos técnicos, procedimentos e na aplicação das técnicas de impressão em Relevo, Calco e Plana, para o seu percurso individual inserido nas problemáticas da arte gráfica contemporânea.

O Atelier-Museu António Duarte (1912-1998) foi inaugurado em 1985 após doação da coleção de arte do Mestre escultor à sua cidade natal, Caldas da Rainha. A ideia inicial de dotar o edifício com um atelier que pretendia oferecer condições para que, paralelamente à missão museológica, autores convidados pudessem aí desenvolver projetos artísticos.

No espaço, pode encontrar, distribuída por várias salas, grande parte da sua produção escultórica, desde escultura pública (sobretudo esbocetos, modelos e maquetas), que constituem a expressão mais conhecida da sua obra, a um registo mais intimista e pessoal.

Patente até 23 de setembro, com entrada livre, a exposição pode ser visitada de quarta a segunda, das 9 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30. O Atelier-Museu António Duarte integra o Centro de Artes de Caldas da Rainha, que faz parte da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

MAIS HISTÓRIAS DO OESTE

AGENDA