Simone Biles é considerada a “melhor ginasta de todos os tempos”. Aos 27 anos, já conquistou inúmeras medalhas, entre as quais 11 nos Jogos Olímpicos, e é a atleta mais medalhada da história da modalidade.
Em julho, estreou na Netflix a primeira parte de uma nova série documental sobre a sua vida. Os restantes episódios de “O Regresso de Simon Biles” foram lançados esta sexta-feira, 25 de outubro, na plataforma.
A obra mostra os bastidores da participação da atleta nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, nos quais desistiu de disputar a final individual de ginástica artística para preservar a sua saúde mental. “Quatro anos depois, Biles ainda tem assuntos para resolver e a série documental oferecerá um olhar íntimo em relação a toda a história”, lê-se na sinopse.
Embora seja a ginasta norte-americana mais bem sucedida de sempre, o percurso da atleta tem tido altos e baixos. O pai desapareceu quando era bebé, a mãe lutou contra a toxicodependência e perdeu a custódia dos filhos. Biles e os irmãos foram colocados num orfanato até terem sido adotados pelos avós.
Em 2018, a atleta revelou ter sido uma das mais de cem vítimas de abusos sexuais por parte de Larry Nassar, ex-médico da seleção olímpica de ginástica dos EUA, que foi condenado, em 2019, a 175 anos de prisão.
Com 1,42 metros, uma das causas de Biles é erradicar os estigmas de beleza associados à ginástica artística. “Não importa se és boa na modalidade que praticas, na tua vida, ou no emprego. A primeira coisa de que as pessoas vão falar é do teu aspeto. Mas tu vais prosperar, tornar-te alguém espetacular. Vocês são lindas por dentro e por fora”, referia a atleta numa palestra que teve lugar antes da pandemia, no auditório nova-iorquino Girls Club, no Lower Eastside, citada pela “Vogue”.
Leia também este artigo da NiT sobre o percurso de superação de Simone Biles.
Carregue na galeria e conheça também algumas das séries e temporadas que estrearam em outubro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

LET'S ROCK







