A cidade das Caldas da Rainha voltou a ser reconhecida, desta vez na tela do cinema, com o filme promocional “Caldas da Rainha – Magnífica”. A curta-metragem conquistou cinco galardões na 17.ª edição do Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, na Lousã, tornando-se o trabalho mais premiado desta edição.
Na gala de entrega dos prémios, realizada a 25 de outubro no Teatro Municipal da Lousã, o filme foi consagrado com as distinções máximas tanto na competição nacional como na internacional. Entre os prémios atribuídos, a produção recebeu o Grande Prémio na Competição Nacional, o primeiro lugar na categoria de Destinos Turísticos e o prémio de Melhor Vídeo Promocional. Na Competição Internacional CIFFT, o filme levou também para casa o 1.º Prémio na categoria de Destinos Turísticos Urbanos e o prémio de Melhor Vídeo Promocional.
Com realização da Eureka Produções (Brasil), liderada pelos cineastas Marco Calábria, Bruno Nishino e Alysson Bruno, o filme foi rodado em tempo recorde em outubro de 2023, durante a 16.ª edição do Art & Tur, realizada nas Caldas da Rainha.
O enredo conta a história do “espírito” do icónico artista português Bordallo Pinheiro, que regressa às Caldas da Rainha para explorar uma cidade moderna, com um humor irreverente e uma boa dose de surpresas. O ator José Ramalho deu vida ao artista, numa viagem que percorre não apenas a Rota Bordaliana, mas também um cenário transformado em “Rota Diluviana”, devido à chuva intensa que impactou as filmagens.
O Museu do Hospital e das Caldas, um dos locais mais simbólicos da cidade, foi o pano de fundo para explorar o lado artístico, cultural e gastronómico da cidade termal. A produção captura o espírito plural das Caldas, combinando a tradição com a modernidade e mostra o lado bem-humorado e resiliente que torna esta cidade única.
Ao fazer “cantar o Galo” cinco vezes, em alusão ao famoso Galo de Barcelos, o filme reforça a posição de Caldas da Rainha no turismo cinematográfico, consolidando a cidade como um destino cultural vibrante.